Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
Introdução: Plasmídeos são moléculas de DNA extra cromossomal capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico, carregam consigo informações genéticas e até mesmo genes responsáveis por inúmeros casos de restrição a drogas e bactérias.
→ Classificação dos plasmídeosPlasmídeos de fertilidade (F): Promovem o início da conjugação;Plasmídeos de resistência (R): Garantem a resistência a antibióticos e outras substâncias que podem causar dano à bactéria;Plasmídeos de virulência: Tornam as bactérias capazes de provocar doenças;
São estruturas pequenas, circulares e dupla-fita, diferentes dos cromossomos presentes nas células. São encontradas naturalmente nas bactérias e em alguns organismos eucarióticos (como em Saccharomyces cerevisiae). O tamanho dos plasmídeos pode variar entre mil pares de base até centenas de milhares.
Na Engenharia Genética, os plasmídeos são utilizados como vetores de clonagem, transportando genes, ou fragmentos de um DNA a ser clonado para dentro da célula hospedeira. Os plasmídeos podem ser modificados para carregar novos genes.
19 curiosidades que você vai gostar
→ Importância dos plasmídeos para as bactérias
Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos.
O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos e que possui as seguintes funções: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.
Os plasmídeos são pequenos fragmentos de DNA bacteriano de forma circular. Podem ser modificados por adição de novos fragmentos de DNA e são facilmente inseridos em bactérias, sendo utilizados para o transporte de DNA para o interior de células alvo (vectores).
O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.
Mesossomas são invaginações na membrana plasmática de bactérias que são produzidos pelas técnicas de fixação química usadas para preparar amostras para microscopia eletrónica." Nem sempre é considerada uma função para estas invaginações, apesar de alguns autores considerarem as funções referidas acima.
Plasmídeos ou plasmídios são cadeias circulares duplas de moléculas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico. Ocorrem geralmente em bactérias e por vezes também em organismos eucarióticos unicelulares (ex: o anel de 2-micra em Saccharomyces cerevisiae) e células de eucariotas superiores.
Enzimas de restrição são proteínas encontradas em bactérias que reconhecem uma curta sequência de DNA específica e clivam a dupla fita em um ponto específico. Estas enzimas fazem parte de um sistema de defesa contra DNA de fagos, os vírus de bactérias.
A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra. A cápsula também contém água, o que protege a bactéria da desidratação.
Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
O flagelo é responsável pela mobilidade da bactéria. Fímbrias : As fímbrias ou pili são estruturas curtas e finas que muitas bactérias gram-negativas apresentam em sua superfície, não estão relacionadas com a moblidade e sim com a capacidade de adesão.
A movimentação dos flagelos é conseguida graças a um mecanismo que desencadeia o deslizamento dos microtúbulos. Um par de microtúbulos passa o outro, movendo-se sem que haja contração. Esse deslizamento é conseguindo graças às ligações de proteínas que unem os pares de microtúbulos.
O citoplasma possui como sua principal função a sustentação esquelética da célula por meio da estrutura de filamentos e túbulos proteicos.
Num experimento típico de clonagem, um gene alvo é inserido num pedaço circular de DNA chamado do plasmídeo. ... As bactérias com o plasmídeo correto são utilizadas para produzirem mais DNA do plasmídeo ou, em alguns casos, induzidas a expressar o gene e produzir proteína.
Num experimento convencional de clonagem molecular, o ADN que se vai clonar é obtido a partir dum organismo de interesse, depois é tratado com enzimas no tubo de ensaio para gerar fragmentos de ADN mais pequenos. Em seguida, estes fragmentos são combinados com um vetor de ADN para gerar moléculas de ADN recombinantes.
A eletroporação ou electro permeabilização, é uma técnica de microbiologia em que um campo eléctrico é aplicado nas células de modo a aumentar a permeabilidade da membrana celular, permitindo que produtos químicos, medicamentos ou DNA possam ser introduzidos na célula.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Muito mais comuns são os transposons, sequências de DNA também conhecidas como “genes saltadores”, porque eles podem realocar ou introduzir cópias de si mesmos em um local diferente no genoma.
Como descobrir o número do IPTU pelo endereço RJ?
Como Tomar zinco antes do botox?
Como se escreve a palavra acurada?
Quais são os pontos negativos da apropriação cultural?
Qual a diferença entre NC e CNC?
Tem que hidratar a pele todos os dias?
O que o Serviço Social produz?
O que Jesus disse sobre a vida?
Qual o principal papel da ISO na gestão da qualidade?
O que os holandeses trouxeram para a cultura brasileira?
O que vem depois de alegações finais?
Qual melhor investimento com resgate mensal?
Quais são os esportes individuais olímpicos atualmente?
Como calcular multa de sentença?
O que diferenciou a Segunda Guerra Mundial de todas as outras?
O que foi o mito na Grécia Antiga?