Conta a lenda da erva–mate que no meio das coxilhas vivia uma tribo guarani, cujo cacique tinha muita fama de valentia, bravura e sabedoria. Ele era um velho guerreiro guarani que vivia com sua linda filha Yari.
O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções.
Para os índios, a erva-mate possuía propriedades místicas. Ela oferecia força e vitalidade, e também estava ligada à fertilidade.
Mate/História. Antes da chegada dos europeus à América, os índios guaranis já usavam as folhas da erva-mate (chamada de ka'a karai, "folha sagrada", ou côgoi, palavra esta que foi posteriormente adaptada ao idioma português como "congonha") para preparar uma bebida estimulante.
Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate.
Por volta do século XVI, os colonizadores espanhóis entraram em contato com os índios Guaranis no atual estado do Paraná, onde estes consumiam uma espécie de chá servido em porongo (planta a partir da qual são feitas cuias de chimarrão) e sugado através de um pequeno canudo feito de taquara.
Conta a lenda da erva-mate que um velho guerreiro guarani vivia triste em sua cabana pois já não podia mais sair para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, vivendo só com sua linda filha yari, que o tratava com muito carinho, conservando-se solteira para melhor dedicar-se ao pai.
A Lenda da Erva Mate (Lenda do Sul) A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore originária da região subtropical da América do Sul. Mate deriva do termo “mati” em quéchua (importante família de línguas indígena da América do Sul, ainda hoje falada. Inclusive é uma das línguas oficias de Bolívia, Peru e Equador).
Benefícios da erva-mate. É comprovado cientificamente que a erva-mate apresenta alguns benefícios à saúde. Ela é: estimulante. Atua beneficamente sobre o tecido nervoso e muscular; diurética, útil nas moléstias da bexiga; estomática, facilitando a digestão; sudorífica, auxiliando na cura de constipações;
Os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.
Mate deriva do termo “mati” em quéchua (importante família de línguas indígena da América do Sul, ainda hoje falada. Inclusive é uma das línguas oficias de Bolívia, Peru e Equador). Mati designa o recipiente onde é bebido o chimarrão.
Quantas horas tem que ter um mestrado?
Como ter certeza de que uma paráfrase não é um plágio?
O que é preço por metro quadrado?
Qual foi a colocação do Brasil no quadro de medalhas das Paraolimpíadas de Tokyo 2021?
Como converter um vídeo do WhatsApp para MP4?
Qual é o significado da palavra compatriota?
O que comer entre as refeições no trabalho?
O que representa a cor azul na psicologia?
Qual era o combustível do Titanic?
Qual o valor que o MEI pode faturar por mês?
Quem colocou piercing pode comer o quê?
Para que são produzidos os textos de memórias?