A palavra Caricatura, do italiano caricare, que significa “carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção”, surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com caricaturas dos tipos populares da sua cidade.
O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga". A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título "A Campainha e o Cujo". Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre, que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e caricaturista.
Manoel de Araújo Porto-Alegre é considerado o primeiro caricaturista brasileiro. Em 1831, ele partiu para a Europa e fixou-se em Paris. Lá, conviveu com diversos artistas e testemunhou a eclosão da imprensa ilustrada. De volta ao Brasil, em 1837, ele se estabeleceu no Rio de Janeiro.
1836
A primeira caricatura publicada no Brasil foi uma charge política de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, em 1836, durante o período regencial, sendo lembrado como o pioneiro da caricatura brasileira.
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Desenho humorístico de caráter crítico O nome cartum tem origem britânica e foi usado pela primeira vez nesse contexto no ano de 1840, quando a revista Punch publicou charges que imitava os estudos para os afrescos do Palácio de Westminster, adequados para ironizar os acontecimentos da política contemporânea.
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
O termo caricatura, vem do italiano; significa exagerar, carregar. Com este sentido a caricatura surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, artista que criou uma galeria de tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacam nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino.
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Um a das principais características de uma caricatura é o exagero. Assim a critíca é feita sobre uma pessoa através de um desenho, ressaltando um defeito ou mesmo algo que lhe chama atenção em sua fisionomia.
A primeira caricatura publicada no Brasil foi uma charge política de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, em 1836, durante o período regencial, sendo lembrado como o pioneiro da caricatura brasileira. Em 1837, Manuel de Araújo publicou uma caricatura no Jornal do Comércio, que seria uma sátira destinada ao seu inimigo Justiniano José da Rocha.
O que significa codigo GFIP 04?
Como medir a qualidade da água?
Quais as duas classificações das normas jurídicas?
Como transformar em milhares no Excel?
O que são negócios sociais ou negócios inclusivos?
Como Sam e Dean matam os Leviatãs?
Qual é o santo do Dia 20 de dezembro?
Quais são os tipos de defeitos pontuais?
Tem alguma cirurgia para voltar a enxergar?
O que pode queimar os leds da TV?
Porque a carne de boi fica escura?
Quanto ganha um cuidador de idoso que trabalha 24 horas?
O que significa meia na gíria?