A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro. Matéria alterada às 11h48 do dia 3 de janeiro de 2022 para atualizar o calendário de prova de vida, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.
No aplicativo gov.br, você deve selecionar a página Autorizações , e autorizar a realização da prova de vida. Esse é um procedimento de segurança, que vai checar sua biometria facial para comprovar que é você quem está fazendo o pedido.
Na última quarta-feira (02), o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) divulgou que os aposentados, pensionistas e outros titulares que têm benefícios previdenciários não precisam mais realizar a prova de vida presencialmente. Ao todo, a medida deve beneficiar cerca de 36 milhões de pessoas.
Termina na próxima sexta-feira (31) o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 comprovarem vida.
26 curiosidades que você vai gostar
O primeiro prazo da prova de vida em 2022 é para segurados que não realizaram o procedimento no ano passado, até dezembro de 2020. Esse grupo tem até o dia 25 de fevereiro para fazer a comprovação de vida e seguir recebendo o benefício normalmente. O novo cronograma terá validade até junho de 2022.
Para os segurados do INSS que não realizaram a prova de vida desde 2020 até dezembro de 2021, será necessário fazer o procedimento no início deste ano.
Com isso, aposentados e pensionistas não terão seus benefícios suspensos caso não façam o procedimento. ... A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
Quem tem biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode fazer a prova de vida digital pelo Meu INSS, ou seja, a partir dos registros da carteira de motorista e do título de eleitor.
Até agora, para provar que estava vivo e continuar recebendo os benefícios, o aposentado ou pensionista do INSS precisava comparecer presencialmente ao banco onde recebe o benefício, fazer biometria, apresentar o cartão de débito e um documento com foto.
De acordo com o INSS, aproximadamente 3,3 milhões de pessoas devem fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano de 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro. A falta da prova de vida provoca o cancelamento imediato do benefício do INSS.
A prova de vida domiciliar deve ser solicitada pela central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o INSS, os segurados que têm dificuldades de locomoção precisam apresentar um atestado ou uma declaração médica comprovando o problema.
Para saber se você pode fazer a prova de vida pelo celular, é preciso:Primeiro, faça o login no app Meu INSS.Clique no ícone "Prova de vida". ... Em seguida, faça o login no app gov.br e clique no botão "Iniciar prova de vida".Faça a validação facial, clicando na opção "Autorizações" (à esquerda).
Sim, o que mudou é que não haverá bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida neste ano, mas os segurados que quiserem podem continuar fazendo o procedimento nos bancos – a instituição financeira não pode recusar a realização da prova de vida – ou por meio de biometria facial, pelo aplicativo Meu INSS.
Prova de vida no Bradesco
A prova de vida no caixa eletrônico do Bradesco pode ser feita em qualquer um dos terminais de autoatendimento e também nas máquinas da Rede Banco24horas. Porém, o sistema funciona somente para os clientes com biometria.
Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter sua biometria cadastrada no Denatran ou no TSE e baixar o aplicativo GOV.BR. A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.
O INSS publicou uma portaria, nesta terça-feira (28), que estende os prazos para quem não fez a comprovação entre 2020 e 2021. Quem não comprovou vida até dezembro de 2020 tem até fevereiro de 2022 para fazer a prova. Quem tinha que provar vida entre janeiro e junho deste ano tem até março para fazer a comprovação.
O normativo veda ao Instituto a exigência de comprovação presencial de vida aos aposentados e pensionistas, quando esta implicar o deslocamento dos beneficiários a unidades do INSS ou à instituição financeira pagadora do benefício.
Prova de vida pelo celular em 2022. Os aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida com comodidade e sem sair de casa, ao usar o celular com conexão à internet. Para tanto, o beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou gov.br, e seguir as instruções.
É possível fazer a prova de vida pela internet? Sim. No meio digital, a comprovação é feita pela validação facial, também chamada de biometria facial.
Depois de logar no app, para dar início a prova de vida pelo Meu INSS, basta selecionar a opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois clicar em “Iniciar a prova de vida”. Como descrito na tela, a sequência da prova de vida será feita por outro app, o Meu gov.br.
O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie.
Basta fazer a procuração (como ensinei ali em cima). Além da procuração, é necessário apresentar um documento de identificação – tanto seu, tanto da pessoa que vai te representar. Com esses documentos, a pessoa de sua confiança pode comparecer no local e data solicitados pelo seu banco e fazer a prova de vida por você.
Agendamento pelo 135
Idosos com mais de 80 anos e benefíciários com dificuldade de locomoção podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado, para identificação do titular e a realização da comprovação de vida.
Como fazer a prova de vida? Nos Caixas Eletrônicos Bradesco ou na rede Banco24Horas – basta validar com a Biometria. Em qualquer Agência Bradesco – o beneficiário precisa ir à agência e apresentar documento de fé pública com foto e o cartão da conta.
Como elaborar um plano de cuidados para idosos?
Como limpar as patas do cachorro após o passeio?
Qual o melhor creme de hidratação para cabelos tingidos?
Onde rastrear pedidos do Shopee?
Como rastrear a encomenda em tempo real?
Como tratar alergia a cobalto?
Como rastrear meu pedido na Polishop?
Como tratar cistos de Giardia lamblia?
Como higienizar uvas com vinagre?
Como rastrear um pedido pelo número do pedido?
Como higienizar cartas de baralho?
Como transmitir uma rádio FM pela internet?
Como rastrear Sedex com código?
Como rastrear um celular em tempo real pelo Google?