Quem pode ser sujeito passivo de uma ação popular?

Pergunta de Inês Doriana de Correia em 27-05-2022
(7 votos)

São sujeitos passivos desta ação todas as entidades, as pessoas jurídicas de direito público ou privado, de que o poder público participe, as autoridades funcionários ou administradores, que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissão, tiverem dado oportunidade à lesão e, ...

Quem pode entrar com ação popular?

De acordo com a Constituição Cidadã, a legitimidade para a propositura da Ação Popular é do cidadão, seja brasileiro nato ou naturalizado e que se encontre no gozo dos direitos políticos. ... O Supremo Tribunal Federal possui entendimento sumulado de que a pessoa jurídica não detém legitimidade para propor ação popular.


Quem deve figurar no polo passivo da ação popular?

1312), no polo passivo da ação popular tradicional podem figurar o agente que praticou o ato, a entidade lesada e os beneficiários ou contrato lesivo ao patrimônio público, conforme previsto no art. 6º da Lei 4.717: “Art. 6º A ação será proposta contra as pessoas públicas ou privadas e as entidades referidas no art.

Quando é cabível a ação popular?

A AP é cabível contra toda ação ou omissão lesiva do patrimônio público brasileiro. Além dos bens materiais estatais, cabível será a AP na proteção da moralidade administrativa, do meio ambiente e dos bens históricos e culturais.

Como ficam as custas na ação popular?

O processo de Ação Popular é isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, ressalvados os casos em que o instrumento tenha sido usado com outros fins que não o da efetiva defesa do patrimônio público.

Ação Popular - Tudo Sobre a Peça


18 curiosidades que você vai gostar

Quem arca com os custos da ação popular?

Já na improcedência do pedido popular, o responsável pela ação só arcará com as custas processuais e honorários advocatícios se for comprovada a sua má-fé ao intenta-la.

Quais são os efeitos da ação popular?

Sentenças advindas de ações populares possuem efeitos erga omnes, a não ser em casos em que a demanda foi julgada improcedente por ausência de provas. Os efeitos erga omnes são aqueles que alcançam todos e, por isso, impedem o ajuizamento de demandas idênticas.

Quais são os tipos de ação popular?

A ação popular, junto com o Direito de sufrágio, direito de voto em eleições, plebiscitos e referendos, e ainda a iniciativa popular de lei e o direito de organização e participação de partidos políticos, constituem formas de exercício da soberania popular (Constituição Federal Art. 1 e Art.

Precisa ser advogado para entrar com ação popular?

Somente o CIDADÃO possui legitimidade ativa para propor ação popular (CF, art. 5º, LXXIII), devendo constituir advogado para tanto. A qualidade de cidadão será comprovada por meio da juntada de título de eleitor.



Outras questões

Qual é o nome completo de rico?

Qual a responsabilidade do gestor público?

Qual o estado brasileiro que mais produz mel e seus derivados?

Quanto tempo leva para ter resultados no yoga?

Quais são os quatro tipos de PCR?

Como fazer um e-mail pessoal pelo celular?

Quantas vezes na semana posso fazer reconstrução no cabelo?

Por que os ambientes hospitalares são locais mais comuns de encontrarmos bactérias resistentes?

Quantas pessoas morrem por poluição no mundo?

Quando volta The Handmaid's Tale?

O que significa países industrializados?

O que é o HEC do Waze?

Como aliviar dor no pescoço do lado esquerdo?

Quem tem APLV pode tomar leite Ninho zero lactose?

Como faço para retirar um processo de um advogado?

Tem como remover estrias a laser?

O que que é predicado?

Quantos de HD tem um XBox 360?

O que é estratégia de praça?

Quem foi o comandante do Exército Vermelho?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com