A Lei nº 8.234/1991 possibilita ao nutricionista a prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta. Tal prescrição é regulamentada pela Resolução CFN nº 656/2020 (que dispõe sobre a prescrição dietética, pelo nutricionista, de suplementos alimentares e dá outras providências).
1. Na hora de prescrever um suplemento nutricional o que não pode faltar é o nome completo do paciente e a data referente ao dia da prescrição. É necessário conter também a assinatura do profissional que indica o suplemento, o carimbo e o número do registro no Conselho Regional de Nutricionistas.
O Conselho Federal de Nutricionistas recomenda ao nutricionista: 1. A prescrição do nutricionista deve conter o nome do paciente, data, assinatura, carimbo do profissional, número de seu registro no Conselho (CRN – xxxx), telefone e endereço completo ou outro meio de contato profissional; 2.
Prescrever ômega-3 é indicado na hipertrigliceridemia grave. Nesse caso, a dieta e exercício físico aliados à suplementação de ômega 3, exerce potente efeito na redução dos níveis de TG (2).
As cápsulas chamadas de gastrorresistentes são as mais indicadas para prescrição. Essa tecnologia impede que a cápsula seja desintegrada no estômago, assim, evitando desconfortos como refluxo, sabor e hálito de peixe após a ingestão.
O Nutricionista pode prescrever suplementos administrados via sublingual.
A melatonina pode ser prescrita no Brasil por médicos. Nutricionistas podem prescrever nutrientes que dão origem à melatonina, como observado na figura.
“O consumo de suplementos em altas doses pode trazer prejuízos tão graves quanto a deficiência de micronutrientes”, afirma Ceres. De acordo com ela, o tipo de comprometimento dependerá de qual item está na rotina em grande quantidade (no fim do texto, você verá particularidades sobre os suplementos alimentares mais buscados).
Vale a pena? Confirmar a real necessidade de cápsulas, sachês e companhia e ajustar as doses são os principais motivos para marcar uma consulta, mas não os únicos. Quem compra suplementos sem indicação pode ficar a ver navios em termos de possíveis benefícios se não utilizá-los como manda o figurino.
Farmácias e lojas de produtos naturais reservam corredores para suplementos com nutrientes isolados ou misturados (multivitamínicos, por exemplo). Compreensível: segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros.
Não à toa, para fins de prevenção da doença, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aconselha evitar o uso irrestrito de suplementos de vitaminas e minerais. “Os nutrientes devem ser obtidos por meio de uma alimentação variada e colorida”, reporta a entidade.
Qual é a melhor forma de prevenir a febre amarela e por quê?
Como mudar de profissão rápido?
Como é produzido o açúcar a partir da cana?
Como é feita a fabricação de ração?
Como ligar um notebook em um PC?
Como é produzido o feijão no Brasil?
Como se processa a formação do direito português?
Quando foi a invenção da imprensa?
Como é que se fala aleluia em inglês?
Como se produz o efeito de humor da tirinha?
Como produzir um jornal online?
Como é produzido o oxigênio líquido?
Como se constrói a aprendizagem?
Como identificar folha de goiabeira?
Que direitos trabalhistas ainda poderiam contemplar os trabalhadores?