A integração sensorial pode ser feita por qualquer criança que apresente um desenvolvimento motor ou tátil mais lento, para que tais problemas não a atrapalhem no futuro.
Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
Temos três sistemas sensoriais que são centrais na teoria de integração sensorial: O tátil, o vestibular e o proprioceptivo.
DESCRIÇÃO. A Praxis é a competência que o cérebro tem de conceber, planear, organizar e realizar uma sequência de ações motoras desconhecidas e permite respostas adaptativas no ambiente (Ayres, 1985).
Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.
Integração Sensorial de Ayres a teoria de integração Sensorial originou-se a partir do trabalho de A. Jean Ayres, PhD, OTR, uma terapeuta ocupacional e psicóloga, cujos insights clínicos e de investigação original revolucionaram a prática de terapia ocupacional com crianças.
São eles: audição, olfato, paladar, tato e visão.
No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
Estudos comprovam que as terapias de integração sensorial são responsáveis pela considerável redução de maneirismos, além da melhoria do autocuidado e das habilidades sociais dos pequenos. (POSAR; VISCONTI, 2018).
Na problemática destas crianças, a intervenção na Sala de Integração Sensorial mostra-se muito mais eficiente do que intervenções isoladas. Neste sentido, contamos nas nossas instalações com uma Sala de Integração Sensorial onde temos à disposição todo o material necessário à sua utilização.
Além da interação que toda pessoa tem na primeira infância, deve-se ressaltar que a integração sensorial representa uma parte extremamente importante neste processo. Portanto, vejam como é fundamental proporcionar às crianças as terapias que visem à redução de sinais do autismo.
Desde o início de suas pesquisas sobre integração sensorial foi evidente que a integração sensorial poderia ser uma boa ferramenta no tratamento das crianças com autismo, já que a grande maioria deles apresenta distúrbios no processamento sensorial.
Como pegar a arma do Johnny Silverhand?
Como pegar o portal no Minecraft?
Como separar em sílabas a palavra cadeado?
Como se separa a sílaba da palavra sábio?
Como receber as mensagens de configuração da Claro?
O que fazer com o bafo de dragão no Minecraft?
Quais as etapas do processo psicodiagnóstico Cunha 2000?
Como usufruir da abertura do chakra coronário?
Como pegar Zeraora Pokémon GO?
Como ver boletos atrasados do FIES?
Como separar a sílaba de cachoeiras?
Como conseguir o WhatsApp dos irmãos Berti?
Qual a pronuncia da palavra torpe?
Como pegar mais corrida no Uber?
Como separar as palavras chaves?
Como pegar no colo um cachorro grande?