Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS. Quem tem mais de um emprego com carteira assinada tem direito a receber o benefício de todos eles.
Quem paga. Mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral e depois tem o repasse feito pelo INSS. A empresa que concede a ampliação de dois meses da licença, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.
As empresas possuem a obrigação de pagar o benefício de salário-maternidade para as mães biológicas, adotantes e mulheres que tiveram aborto espontâneo. São garantidos os 120 (cento e vinte) dias de licença maternidade, que será remunerado através do benefício em questão.
O pagamento é realizado, geralmente, durante os 120 primeiros dias de licença maternidade, que pode ter tirada logo após o parto ou 28 dias antes do bebê nascer.
Na licença maternidade, o depósito do FGTS ocorre normalmente durante o recebimento salário maternidade, mas continua não sendo descontado do salário da funcionária. ... Desconto no contracheque: INSS, IRRF e outros!
Empresa não precisa pagar contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. ... Por meio do Recurso Extraordinário nº 576967, com repercussão geral reconhecida (Tema 72), o STF declarou inconstitucional a cobrança do INSS patronal sobre o salário-maternidade.
SÃO PAULO – Desde o início de setembro último, as empresas voltaram a ser responsáveis pelo pagamento do salário-maternidade de suas funcionárias. Até então, era o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) o responsável pelo pagamento do benefício às trabalhadores gestantes.
Como solicitar o salário maternidade? Desde 31 de janeiro de 2018, o pagamento é feito automaticamente a partir do registro da criança, valendo para contribuintes individuais, desempregadas, seguradas especiais e empregadas domésticas.
Quando a empresa assina a carteira do empregado gera para ela o dever previsto por lei de repassar ao INSS as contribuições. Sendo assim, o trabalhador/empregado não pode ser penalizado pelo erro do empregador que deixou de efetuar a contribuição.
A idéia é de que as empresas facilitem o acesso ao benefício às suas empregadas, e não de que passem a financiar o salário-maternidade. Sendo assim, mensalmente, em suas contribuições previdenciárias, as empresas poderão deduzir o valor do beneficio pago como forma de compensar os gastos com a nova lei. Vantagens? Nenhuma.
Como ver quebra de página Google Docs?
Como resolver qualquer senha de login do Windows?
Como desinstalar o Java 11 do Linux?
Como tirar a barra Ask do Google Chrome?
Como retirar o pen drive com segurança da TV?
Como remover qualquer malware do Android?
Como limpar pichação em muro de pedra?
Como interpretar um texto teatral?
Como retirar rodapé de poliestireno?
Como remover o logotipo do fabricante no BIOS?
Quando abro o Google Chrome aparece outra página?
Quando deve ser utilizado o memorando?
Como eliminar o vírus autorun do PC?