Resposta: O esporte de impacto sem o menisco acarreta uma sobrecarga na sua articulação que está desprotegida, podendo desenvolver com isso uma lesão cartilaginosa e até mesmo osteoartrose.
Em linhas gerais, a cirurgia de menisco não contraindica o retorno a nenhum esporte. Mas, sem dúvidas, no período pós-operatório, um estudo biomecânico de como o paciente se movimenta em determinada modalidade esportiva deve ser sempre realizado no intuito da redução do excesso de pressão de contato na área operada.
O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.
Há inúmeras implicações. Estudos mostram que há um aumento de 75% de contato entre as superfícies cartilaginosas, gerando atrito entre elas. No geral, 95% das pessoas que tem a retirada do menisco, vão apresentar algum tipo de contato, atrito ou problema cartilaginoso no joelho.
Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia que deve ser feita através de exercícios e uso de equipamentos que ajudam no alívio da dor e diminuição do inchaço, além da realização de técnicas fisioterápicas específicas que aumentam a mobilidade do joelho e garantem um maior arco de movimento dessa ...
30 curiosidades que você vai gostar
Tratamento. O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.
O tratamento para patela fora do lugar é colocar o osso de volta ao seu lugar. O tratamento do deslocamento patelar inicia-se com a recolocação do osso em seu devido lugar e imobilização da articulação.
Seguindo corretamente o pós-operatório, o retorno às atividades físicas pode girar em torno de seis semanas, de acordo com a evolução de cada caso.
De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.
Cirurgia de Menisco. A cirurgia indicada no tratamento da maioria das lesões dos meniscos do joelho é realizada pela técnica de artroscopia. Esta cirurgia é feita por meio de uma microcâmera, acoplada a um cabo de luz, que é introduzida dentro da articulação do joelho através de 2 pequenos “furos”.
O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.
O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.
Não há contraindicação da realização de atividade sexual, desde que não ocorra um novo trauma nessa mão e também não utilize essa mão no ato sexual.
O joelho com lesão do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal poderá provocar falseio e dor se submetido ao exercício de agachamento. Não operar o joelho com estas lesões pode acarretar em artrose precoce que é o desgaste da cartilagem do joelho em poucos anos.
Para as meniscectomias, quanto mais jovem o paciente, menor o tempo de uso de muletas e retorno ao esporte. Quando a cirurgia é realizada no menisco medial, o alívio dos sintomas costuma ser mais rápido e para um atleta profissional, o retorno ao esporte costuma variar de 15 a 21 dias.
Recuperação do Paciente com Menisco Reparado
A partir do segundo mês, o paciente pode andar livremente e fazer alguns exercícios leves (bicicleta ergométrica, natação, etc.). Se a reabilitação for feita apropriadamente, o paciente pode retornar gradualmente às atividades físicas mais pesadas (corrida).
Não necessariamente. Diversas pessoas apresentam lesões meniscais, fizeram um tratamento conservador (sem cirurgia) de maneira adequada, e passaram a não mais apresentar sintomas e para esse grupo de pacientes não há contra indicação ao exercício físico. um abraço!
A queixa mais comum nas pessoas com ruptura do menisco é DOR NO JOELHO. Essa dor tende a localizar-se na linha da articulação, que é onde o menisco fica (entre o fêmur e a tíbia). O joelho possui a linha articular medial (parte de dentro joelho) e a lateral (parte de fora do joelho).
O risco de complicações de uma artroscopia é muito baixo, no entanto, como em qualquer outra cirurgia, pode acontecer hemorragia durante a cirurgia, infecção no local da ferida, reação alérgica à anestesia, surgimento de rigidez no joelho ou lesões nas estruturas saudáveis do joelho.
Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.
Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, deixando a água correr sobre o joelho operado. Não friccione com sabonete e bucha por 3-4 semanas. Em alguns casos é solicitado por nossa equipe o uso de imobilizador de joelho. Assentos elevados de vaso sanitário ajudam no dia a dia pós–cirúrgico.
O tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo colocar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.
Em geral, isso acontece devido ao fato da patela ao luxar levar consigo fragmentos de cartilagem da estrutura lateral de seu trilho conhecido como tróclea. A esta lesão, chamamos de lesão condral ou lesão osteocondral aguda com corpo livre intra-articular.
Coloque gelo imediatamente.Não coloque nenhum tratamento térmico na lesão do joelho até o médico permitir. ... Se a dor for recorrente, se você tiver artrite ou se já tiver lesionado o joelho alguma outra vez, alterne entre gelo e calor para relaxar os músculos e a articulação depois que o inchaço tiver desaparecido.
Junte todas as ervas (tomilho, alecrim, hortelã e sálvia) e a água em uma panela. Aqueça a panela até levantar fervura. Deixe ferver por cinco minutos. Após a fervura, deixe a panela destampada descansar por aproximadamente 15 minutos.
Qual a importância da bacia do rio Tocantins?
Quais os tecidos mais quentes para o inverno?
Qual o aeroporto mais próximo de Brasília?
Qual é a pior cidade para se viver no Brasil?
Por que o eustress é considerado positivo?
O que são os ministros de Estado?
Qual é a profissão de um agrônomo?
Quais são os tipos de sistemas operacionais Cite exemplos?
O que fazer em aveiro em dois dias?
Qual a pedra mais resistente do mundo?
Como faço para conseguir um mandado de segurança?