* pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados, pois existem componentes na fruta que podem favorecer alergias leves e mesmo graves. * Além disso, grávidas e mulheres que amamentam devem evitar o consumo, pois não existem estudos que mostrem os impactos do produto na saúde de pessoas nessas condições.
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Segundo eles, o alimento pode ajudar a evitar a hipertensão. “Já temos evidências de que, após o consumo de açaí, há uma dilatação das artérias”, conta Santos. Com a passagem do sangue facilitada, por sua vez, diminui a tensão nas paredes dos vasos e a pressão tende a baixar.
Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.
Posso Tomar açaí ? Pode sim tomar Açaí. Em relação à gordura no fígado, deve procurar Nutricionista para uma dieta mais restritiva, em geral com foco em emagrecimento. Reduzir também bebida alcoólica.
15 curiosidades que você vai gostar
Mais dicas para quem sofre de gordura no fígado
Para não correr riscos, diminua a quantidade de pães ingeridos no café da manhã, e substitua alguns deles por frutas como maçã, banana, mamão ou abacate.
A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.
Médico lidera grupo de pesquisa na Universidade Federal do Pará. O açaí, produto típico na mesa de muitas famílias amapaenses, pode ser um grande aliado no combate a infartos e doenças no coração, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo médico cardiologista Eduardo Costa.
Açaí todos os dias
"O açaí deve ser consumido puro para, desta forma, agir como um suplemento alimentar que proteja contra doenças cardiovasculares. A adição de ingredientes como o açúcar ou a farinha deixam o alimento hipercalórico, atenuando, deste modo, sua ação benéfica," explica.