O genocídio dos povos indígenas no Brasil começou com a colonização portuguesa das Américas, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao que é hoje o Brasil, em 1500. O tratamento violento dos colonizadores e as doenças trazidas pelos europeus causaram a morte de muitos indígenas.
Historicamente os povos que primeiro viviam no Brasil sofreram uma série de abusos por parte dos conquistadores europeus, que levaram muitos à extinção ou ao declínio acentuado. Outros foram expulsos de suas terras, e até hoje seus descendentes não as recuperaram.
Guerras de extermínio, arsenal bélico, expulsão de territórios tradicionais, violência e escravização, perpetradas pelos colonizadores europeus contra os povos nativos, além de desmatamento, queimadas, secas, desnutrição, fome, contaminação das águas, do solo e abatimento psicológico foram eventos que propiciaram parte ...
Atualmente, o genocídio indígena perdura pelo desrespeito às demarcações de terra, além de ataques as comunidades indígenas, principalmente por parte de fazendeiros, de garimpeiros, entre outros, e também pela falta de recursos para lidar com doenças como a Covid-19.
Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.
42 curiosidades que você vai gostar
Hoje quase a metade das mortes no Brasil se deve a doenças mais complexas e difíceis de tratar: problemas no aparelho circulatório (30,7%) e câncer (16,9%). Já entre os índios doenças respiratórias, como gripes que evoluem para pneumonia, ainda são a principal causa de morte (15,3%).
Um segundo aspecto é a escravidão a que foi submetida a índia Rita: milhares de nativos foram escravizados e obrigados a trabalhar nas propriedades rurais, mesmo depois da chegada da mão-de-obra africana. Mas o que mais chama a atenção é o relato de Tucan sobre o massacre realizado por grileiros.
A principal razão para o despovoamento foram doenças como a varíola, que avançaram muito trazidas involuntariamente pelos europeus. O genocídio persiste na era moderna com a contínua destruição de povos indígenas da região amazônica.
Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história:O Holocausto. Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas. ... Polônia. Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas. ... Camboja. Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas. ... Genocídio Circassiano. ... Armênia.
Como surgiu as danças urbanas no Brasil e no mundo?
Como resetar as configurações do Excel 2016?
Como solicitar ligação de gás CEG?
Como era feito na Antiguidade o controle das informações?
Como responder uma msg no Teams?
Como surgiu a extensão universitária no Brasil?
Como fazer o pagamento parcial da Caixa?
Como surgiu a história do brincadeira?
Como se diz qual é o seu nome em francês?
Como começou a globalização no mundo?
Como virar cartão Ouro Magazine Luiza?
Como ir para a área de trabalho usando o teclado?
O que deu origem à hierarquia social?
Como conseguir liraglutida pelo SUS?