De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, o gás natural corresponde a 15,6% do consumo energético global; no Brasil, esse combustível representa 7,1%.
No Brasil, o gás natural é amplamente utilizado nas usinas termelétricas, já que tem um teor energético elevado. Lembrando que a geração de energia nas termelétricas é um processo mais caro do que o das usinas hidrelétricas, já que são utilizados combustíveis fósseis no processo.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Nas indústrias, é utilizado como fonte de geração de energia e matéria-prima necessária à indústria gasoquímica, para produção de outros compostos como metano e ureia. E nas residências através do uso do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como “gás de cozinha”.
O petróleo é utilizado para a geração de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel, querosene. Além disso, também é responsável pelo abastecimento de usinas termoelétricas. É a principal fonte de energia brasileira.
41 curiosidades que você vai gostar
Hidrelétricas. A hidreletricidade tem sido a principal fonte de geração do sistema elétrico brasileiro por várias décadas, tanto pela sua competitividade econômica quanto pela abundância deste recurso energético a nível nacional.
Dentre os principais exemplos temos o Sol, os ventos, a matéria orgânica, o calor da Terra, rios e correntes de água doce, mares e oceanos. As fontes de energia não renováveis, por sua vez, são aquelas que se esgotam ao longo do tempo.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores tais como: químicos, petroquímico, metalúrgico, plástico, cerâmico, vidros, farmacêutico, têxtil, borracha e pneus, papel e celulose, fertilizantes, como redutor siderúrgico, na geração de força ...
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, e ainda como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes.
O calor que seria dissipado é recuperado dos gases de escape e produz vapor, ar quente e refrigeração, que podem ser utilizados nos processos industriais, gerando mais energia elétrica, por exemplo. Quando se dispõe de gás natural, uma boa solução para a cogeração é a utilização de uma turbina a gás.
A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, no entanto apesar de não ser um fonte de energia renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte ...
A matriz energética se refere ao conjunto de todas as fontes de energia utilizadas em um determinado lugar. Em nível mundial, a fonte de energia mais utilizada é o petróleo, assim como no Brasil.
Esta fonte é esgotável e não renovável. É considerada uma fonte de energia limpa, pois não produz gases de efeito estufa (também chamados GEE - veja mais sobre esse assunto no item Mudanças climáticas e Transição energética).
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
segurançaMenos inflamável que os outros combustíveis, a sua temperatura de ignição é duas vezes maior que a da gasolina.Mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de vazamento, o que diminui os riscos de explosões.O gás natural reduz os riscos de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão.
Como exemplo, pode-se destacar a utilização do GLP (gás de cozinha) e do gás natural nas residências e a produção dos combustíveis gasolina, diesel, querosene de aviação e GNV (gás natural veicular).
Existem diferentes aplicações do carvão mineral no mundo, sendo a geração de energia elétrica por meio de usinas termelétricas a principal, seguida pela aplicação industrial para a geração de calor (energia térmica) necessário para os processos de produção, como por exemplo, secagem de produtos, cerâmicas e fabricação ...
Para que serve o petróleo?Gás de petróleo: usado para aquecimento e na indústria.Gás liquefeito de petróleo: usado na cozinha.Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina.Gasolina: utilizada como combustível.Querosene: usado como combustível para turbinas a jato.
Entre os derivados do petróleo obtidos por meio do seu refinamento e craqueamento, um dos mais importantes é a gasolina. Visto que ela é usada na maioria dos veículos, como automóveis, motocicletas, caminhões e aviões, ela traz um grande retorno econômico para as indústrias petroleiras.
O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.
Poder Calorífico – O poder calorífico superior do Gás Natural é 9.400kcal/m³; Toxidade – O gás natural não é tóxico e se dissipa facilmente na atmosfera; Aspectos da chama – A chama apresenta boa aparência, firmeza e uniformidade com coloração azulada; Pressão – É distribuído para consumo a baixa pressão.
Quais são as fontes alternativas de energia?Energia solar: A luz do Sol como fonte de energia.Energia eólica: A força dos ventos para geração de energia.Energia hídrica, Hidráulica ou Hidrelétrica: Utilização da água para geração de eletricidade.Energia geotérmica: O calor interno da terra é usado como fonte de energia.
São o Sol, os ventos, as matérias orgânicas, o calor da Terra, os rios, as correntes de água doce e os oceanos. Energias não renováveis ou esgotáveis são as que, apesar de também serem geradas pela natureza, com o tempo elas acabam, pois demoram muitos anos para se formarem.
Atualmente, as principais fontes de energia na matriz energética do Brasil, em ordem descrescente, são:Petróleo e derivados;Biocombustíveis (derivados da cana-de-açúcar);hidrelétrica;Gás natural;Carvão mineral;Nuclear.
No Brasil, a maior parte da energia gerada provém das hidrelétricas. Elas correspondem a, praticamente, 70% da capacidade de geração instalada no país. A segunda fonte que mais gera energia para o país são as termelétricas, com 14%, em terceiro lugar e com 8%, está a energia eólica.
Como são classificados os materiais compósitos?
Quais os elementos culturais comuns entre as Cidades-estados gregos?
Como é dividido as questões do Enem?
Qual foi o principal papel dos jesuítas na colonização do Brasil?
Quais os tipos de toxinas bacterianas?
Quais deuses derrotaram os gigantes?
Por que as cartas de amor são ridículas?
Como os indígenas foram vistos por muitos na sociedade brasileira?
O que fazer para sair da depressão Pós-parto?
Como contabilizar devolução de vendas fora do exercício?
Como os fungos e bactérias atuam como decompositores?
Como é possível medir a intensidade de um terremoto?
Como os indígenas utilizavam as constelações para saber os períodos de chuva é de seca?
Como sacar dinheiro da conta espólio?
Quando a Vale vai pagar dividendos em 2020?
Como os jogos cooperativos podem contribuir e incentivar a cultura da paz *?
O que são as fórmulas ionicas?