Quem julga ADI estadual?

Pergunta de Kyara Yara Coelho em 31-05-2022
(52 votos)

125 da CF/88: “§ 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual (...)”.

Quem julga ADI de lei estadual?

A competência originária para julgar e processar a ADI de lei ou ato normativo federal ou estadual é do supremo tribunal federal (STF). O objeto principal da ação é a procedência do pedido com a declaração de inconstitucionalidade, por decisão, de determinada lei ou ato normativo.


Quem pode propor uma ADI estadual?

Segundo o STF, tendo como parâmetro a CF/88, os legitimados especiais seriam: Governadores de Estado e do Distrito Federal, mesa da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, confederação sindical e entidade de classe.

Quem cabe julgar a ADI de lei municipal?

A lei municipal poderá ser declarada inconstitucional em face da Constituição do Estado , por meio de ADI no Tribunal de Justiça local (artigo 125 , § 2º , CF).

Quem será competente para julgar a inconstitucionalidade de uma lei estadual que ao mesmo tempo fere a Constituição Estadual e a Constituição Federal?

O único órgão competente para declarar a inconstitucionalidade da lei é o Supremo Tribunal Federal, com eficácia plena, se em ação direta, principaliter, ou eficácia limitada, se em exceção, incidenter tantum; nenhum outro juiz ou tribunal dispõe de semelhante poder, podendo, quando muito, não aplicar a lei — porque ...

Controle de Constitucionalidade Estadual


24 curiosidades que você vai gostar

Quem pode declarar a inconstitucionalidade da lei?

Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu ...

Como declarar a inconstitucionalidade de lei estadual?

No controle difuso-incidental, no plano estadual, qualquer juiz ou tribunal estadual pode exercer, ante um caso concreto, o controle de constitucionalidade e declarar, incidentemente, a inconstitucionalidade de qualquer ato ou lei municipal, estadual ou federal quando confrontado com a Constituição Federal.

Quem pode propor ADI em face de lei municipal?

125 da CF/88: “§ 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual (...)”.

Como é feito o controle de constitucionalidade de uma lei municipal?

O controle de constitucionalidade de normas municipais tendo como parâmetro a Lei Orgânica de um determinado município é impossível, já que não existe previsão constitucional. Haverá controle de legalidade. Esse controle não tem ações judiciais específicas para ser provocado, nem legitimados pré-estabelecidos.



Outras questões

Quem tem alergia a ovo não pode comer o quê?

Como saber se tenho Foliculo capilar na barba?

Onde pegar Conduapp?

Qual exame para saber se tem vermes?

Como identificar síndrome de Down na ultrassom?

Qual a importância da leitura de obras de literatura na escola?

O que causa alergia à picada de inseto?

Como trabalhar o tema água em história?

Como saber se tem um filme no Amazon Prime?

O que impede a pessoa de perder peso?

Como saber se tem água na caixa d'água?

Como trabalhar o luto na terapia?

Como descobrir amigos em comum no Instagram?

Como trabalhar a responsabilidade na educação infantil?

Como é conseguido o volume na arte?

Como trabalhar fenômenos da natureza na educação infantil?

Como trabalhar com educação infantil online?

Como trabalhar Quem sou eu educação infantil?

Como trabalhar o dia do estudante nas aulas remotas?

Como trabalhar emojis na educação infantil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com