Quem julga ADI estadual?

Pergunta de Kyara Yara Coelho em 31-05-2022
(52 votos)

125 da CF/88: “§ 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual (...)”.

Quem julga ADI de lei estadual?

A competência originária para julgar e processar a ADI de lei ou ato normativo federal ou estadual é do supremo tribunal federal (STF). O objeto principal da ação é a procedência do pedido com a declaração de inconstitucionalidade, por decisão, de determinada lei ou ato normativo.


Quem pode propor uma ADI estadual?

Segundo o STF, tendo como parâmetro a CF/88, os legitimados especiais seriam: Governadores de Estado e do Distrito Federal, mesa da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, confederação sindical e entidade de classe.

Quem cabe julgar a ADI de lei municipal?

A lei municipal poderá ser declarada inconstitucional em face da Constituição do Estado , por meio de ADI no Tribunal de Justiça local (artigo 125 , § 2º , CF).

Quem será competente para julgar a inconstitucionalidade de uma lei estadual que ao mesmo tempo fere a Constituição Estadual e a Constituição Federal?

O único órgão competente para declarar a inconstitucionalidade da lei é o Supremo Tribunal Federal, com eficácia plena, se em ação direta, principaliter, ou eficácia limitada, se em exceção, incidenter tantum; nenhum outro juiz ou tribunal dispõe de semelhante poder, podendo, quando muito, não aplicar a lei — porque ...

Controle de Constitucionalidade Estadual


24 curiosidades que você vai gostar

Quem pode declarar a inconstitucionalidade da lei?

Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu ...

Como declarar a inconstitucionalidade de lei estadual?

No controle difuso-incidental, no plano estadual, qualquer juiz ou tribunal estadual pode exercer, ante um caso concreto, o controle de constitucionalidade e declarar, incidentemente, a inconstitucionalidade de qualquer ato ou lei municipal, estadual ou federal quando confrontado com a Constituição Federal.

Quem pode propor ADI em face de lei municipal?

125 da CF/88: “§ 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual (...)”.

Como é feito o controle de constitucionalidade de uma lei municipal?

O controle de constitucionalidade de normas municipais tendo como parâmetro a Lei Orgânica de um determinado município é impossível, já que não existe previsão constitucional. Haverá controle de legalidade. Esse controle não tem ações judiciais específicas para ser provocado, nem legitimados pré-estabelecidos.



Outras questões

Como identificar substantivo comum?

Como usar teclado do Google no Android?

Como impermeabilizar parede de bloco de cimento?

Como Abrir arquivo JNLP no Firefox?

Como pedir leilão judicial?

Como instalar um exaustor na parede da cozinha?

Como não mostrar as fotos do perfil no Facebook?

Como ligar processador áudio?

O que colocar na parede para infiltração?

Como instalar um roteador de teto?

Qual melhor impermeabilizante para área externa?

Como instalar o Ableton?

Como alterar quem pode compartilhar minhas publicações no Facebook?

Como deve ser o cabeçalho de um trabalho?

Como tirar o traço azul do Word?

Como fazer uma Tabela personalizada no Word?

Como apresentar um pôster em congresso?

Como impermeabilizar parede de tijolo à vista?

Como fazer uma ponte simples?

Como fazer água quimicamente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com