A história do chapéu conta que o primeiro chapéu surgiu por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia, quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo.
O primeiro chapéu que encontra em suas formas mais semelhantes com o formato "clássico" (ou seja, contendo as partes principais do adorno), é o pétaso grego, cuja origem remonta ao século IV a.C., junto ao píleo. O primeiro encontrou sua forma romana, junto ao capucho, sendo este povo o primeiro a criar um capacete.
O chapéu, mais próximo ao que conhecemos hoje, foi desenvolvido no séc. 4 A.C., pelos gregos, e recebia o nome de Pétasos. O chapéu tem acompanhado o homem por toda a sua história, não só como acessório de proteção, mas também representando símbolo de status, hierarquia e também, é claro, mero adorno.
As mulheres usavam véus, lenços, bonés e capuzes, toucas. Na Idade Média, os chapéus eram um indicador de status social e usado para destacar determinados grupos. Chapéus estruturados para as mulheres semelhantes aos dos cortesões do sexo masculino começaram a serem usados no final do século 16.
O chapéu é visto como um condutor que exprime as ideias e os pensamentos que seu portador deseja manifestar. Segundo o dicionário dos signos, de Lexicon (1998, p. 54), o chapéu simboliza muitas vezes a cabeça ou os pensamentos; mudar de chapéu pode significar também mudar de ideia.
34 curiosidades que você vai gostar
O chapéu, que tem a aba virada naturalmente para cima quando se cavalga, durante o período do cangaço, serviu de suporte de arte (na aba iam alguns enfeites) e também de alerta: nenhum cangaceiro poderia correr o risco de ser surpreendido em uma emboscada, por isso não poderia andar com a aba abaixada escondendo os ...
A palavra chapéu provém do latim antigo “cappa”, “capucho” que significa peça usada para cobrir a cabeça. A história do chapéu conta que o primeiro chapéu surgiu por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia, quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo.
Primeiro, o chapéu se popularizou como meio de aquecer a cabeça, no inverno, e de proteger o rosto e o couro cabeludo, no verão. Mas já faz tempo que essas duas funções deixaram de ser as únicas razões para adotar o acessório no dia a dia. É inegável que ele levanta qualquer look.
O acessório vem se desenvolvendo ao longo da história da moda. “O chapéu foi de extrema importância no final do século 19, onde era inadmissível uma mulher sair de casa sem. Tanto que no teatro, mesmo eles sendo grandes e volumosos muitas vezes, ainda assim eram usados.
Qual a diferença de munição e cartucho?
Quem pode ser beneficiário em um plano coletivo empresarial?
Como é feito o pagamento PayPal?
Como é feito o cálculo de juros sobre juros?
Precisa da autorização da mãe para fazer exame de DNA?
Quanto tempo uma multa cai no sistema?
Quanto ganha um Gerente de conta do Sicredi?
Quantos serviços de cuidados paliativos existem no Brasil?
O que acontece se o réu não concordar com a desistência da ação?
Quais documentos precisa ter um imóvel?