Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.
Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.
O termo lúdico tem origem do latim “ludus” e tem como significado brincar.
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
na educação infantil. Segundo VYGOTSKY (2011), é a partir dos jogos e das brincadeiras que as crianças têm mais facilidade para aprender o que lhes é proposto. Propiciam também um maior desenvolvimento cognitivo às crianças.
42 curiosidades que você vai gostar
Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.
Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.
Segundo Kishimoto (1996 p. 24) por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico.
Paulo Freire diz: “Que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2001, p. 52). Criar em sala de aula situações onde o aluno possa fazer indagações, permitindo-se assim construir o seu conhecimento.
Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. … Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.
Os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica tiveram início no século XVI, sendo resgatados pelos humanistas, que perceberam o valor educativo das atividades lúdicas, mas ainda referenciados como uma forma de “bajulação” ou “paparicação”, isto é, uma maneira de agradar ou recompensar por boas atitudes e ...
O BRINCAR NA IDADE MÉDIA
Dos seis aos doze anos, a criança desempenhava pequenas tarefas e depois dos doze anos, meninas e meninos já eram vistos como adultos, no que se refere ao trabalho e à sexualidade. De acordo com Ariès (2006, p.
A sabedoria sobre o brincar teve como efeito um contexto histórico para a educação Infantil, sabe-se que há séculos atrás, o brincar estava ligado à vida adulta, eram em festividades que as crianças estreitavam seus laços de amizade e familiar uns com os outros, elas brincavam com e como os adultos.
A palavra ludicidade, embora bastante utilizada no contexto da educação, não existe no dicionário da língua portuguesa. ... Também realizamos tal análise em função da origem semântica da ludicidade, que vem do latim LUDUS, que significa jogo, exercício ou imitação.
Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.
O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
Pensar Freire na Educação Infantil é compreender que a educação é permanente vida, não apenas preparar para viver, mas, em uma constante leitura do mundo, cada vez mais crítica. Palavras-chave: Educação Infantil; Paulo Freire; Leitura do mundo.
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
Autores como Vygotsky (1984), Huizinga (1990) e Negrine (1994) (cit. Dallabona & Mendes, 2004) defendem a ideia de que o brincar é uma atividade que contribui positivamente para o desenvolvimento da criança. Este pode ser linguístico, social, cognitivo, motor, físico, sensorial e afetivo.
A criança ao mesmo tempo em que brinca individualmente pode transformar o jogo simbólico em coletivo, basta se juntar com mais crianças. Para Vygotsky (2003 pg. 60), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança.
Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.
Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.
Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ... Leitura. ... Jogos de tabuleiro. ... Oficinas. ... Circuitos lúdicos. ... Gincanas. ... Acampamento. ... Brincadeiras.
A ludicidade é um meio de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois através da mesma o aluno é instigado a desenvolver o senso de experimentar, descobrir, elaborar, assimilar e assim contribuir para a construção intelectual da criança.
O que é o sistema australiano?
Como calcula o coeficiente de rendimento da faculdade?
Como é o funcionamento do cilindro mestre?
Como funciona o cartão do Carrefour?
Qual o valor do chip do correio?
O que acontece se tomar muito aciclovir?
Como tirar birra de bebê de 2 anos?
Como usar cartão virtual Ourocard-e?
Como funciona o BITS no computador?
O que é o ciclo da logística reversa?
Como funciona o comando de válvulas variável?
Como funciona a função crédito do Nubank?
Tem como compartilhar conta Xbox One?
Como faço para regularizar meu Caixa Tem?
Como acontece a indução do parto?
Como liberar o dinheiro para o vendedor no Mercado Pago?
Como os livros eram produzidos antes da invenção da impressão?
Quem envia os livros didáticos para os alunos?