Conta-se também que, em 1917, o químico T. L. Willian, atendendo a um pedido de sua irmã Maybel, reinventou o produto, adicionando vaselina e pó de carvão. Anos depois, fundou a empresa Maybelline e popularizou o produto na forma de bastão em tubo, o que facilitou muito sua aplicação.
No século XII surgiu um lápis feito com a mistura de estanho e chumbo, conhecido como "lápis de prata" e depois foi muito usado por artistas como Albert Dürer, Jan Van Eyck e Leonardo da Vinci. O lápis moderno apareceu no século XVI, depois da descoberta das primeiras jazidas de grafite na Inglaterra.
LÁPIS DE OLHO: Convite ao pecado
O lápis do olho também vem do kohl. O formato em bastão foi um modo de obter traços mais delineados. Na Idade Média, o hábito foi abandonado porque a Igreja o considerava uma forma de vaidade. Mas o kohl existe até hoje, em versão aprimorada.
Assim, foi a rainha Cleópatra que começou com alguns hábitos estéticos clareadores, como utilizar máscaras de argilas, banho em leite, e uma mistura de pão com leite de cabra. Passando-se um tempo, na antiga Grécia e Roma antigas, o pessoal também começou a utilizar maquiagem.
A Maquiagem surgiu no Egito Antigo por volta de 3.000 a.C., onde a pintura dos olhos era feita com o objetivo de refletir sua alma através dos olhos. Essas pinturas eram feitas com o Kohl, um pigmento preto usado como sombra para sublinhar o contorno dos olhos e das sobrancelhas.
22 curiosidades que você vai gostar
Faz mais de 5 mil anos que inventaram a maquiagem, foi por volta de 3.000 a.C no Egito, onde surgiu originária do Kohl. Se você não sabe, o Kohl é um pigmento preto, que até hoje é usado como sombra, para fazer contornos nos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.
A maquiagem foi originada no Egito, onde pintavam os olhos para protegê-los, já que eram considerados os espelhos da alma, e também em sinal de respeito ao deus do sol. ... Divas do cinema e posteriormente da música também ajudaram a popularizar ainda mais o uso de diferente maquiagens.
O polonês Max Factor criou várias maquiagens, como o pancake (tipo de base compacta), nos anos 1930. Durante as gravações do filme E o Vento Levou, precisava retocar a maquiagem da atriz Vivien Leigh por causa do calor das luzes. Para diminuir o número de retoques, fez o produto que durava mais tempo.
Usavam o pó de khol, uma espécie de poeira preta, rica em chumbo, misturada com gordura animal ou óleo vegetal de forma condensada e aplicava-se em volta dos olhos delineando-os fortemente para proteção do sol e insetos. Todos usavam este carvão, as mulheres além dos olhos, o aplicavam nas sobrancelhas para realça-las.
Segundo os egípcios, a sombra escura nos olhos significava proteção divina. Tanto homens quanto mulheres preenchiam as pálpebras com kohl, uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas. O objetivo era proteger os olhos, considerados “espelhos da alma”, dos espíritos malignos.
Cleópatra, última governante ativa do Reino Ptolemaico do Egito, era conhecida por um delineado marcante, com traços bem grossos ao redor dos olhos. Ele era produzido com minerais, como minério de cobre e malaquita.
Pesquisadores descobrem que os egípcios pintavam os olhos não por vaidade, mas, sim, para protegê-los de infecções.
O lápis mais antigo do mundo
Este lápis é feito de 2 pedaços de madeira de tília, colados com uma barra de grafite entre elas e apresenta sinais de uso que atestam sua idade. O mais antigo exemplo de lápis de madeira do mundo, hoje é cuidadosamente preservado pelo acervo Faber-Castell localizado na Alemanha.
Em 1839, o Alemão Johann Faber criou uma máquina para produzir lápis com capa de madeira, deixando eles bem parecidos com os que conhecemos hoje em dia. Depois dessas evoluções começaram a acrescentar à mistura do lápis ceras, resinas, colas e pigmentos, e, dessa forma, surgiu o lápis de cor.
Irreverente e sempre bem colorida, as características da maquiagem anos 80 sempre foram sombra e batom mega vibrantes, blush destacado nas bochechas, sobrancelhas volumosas...
Os anos 50 foram marcados por looks clássicos e bem femininos com delineado gatinho e blush rosa bem marcadinho. Nessa época, para completar o visual, a febre do momento era o batom vermelho intenso, cremoso e levemente escuro.
Maquiagem dos anos 1970
Durante o início dessa década, o visual natural era o grande protagonista, com lábio sem aplicação de batons coloridos e cícios levemente marcados, muito por conta do movimento hippie. Essa tendência, entretanto, não durou muito, e logo os olhos se tornaram o destaque principal.
Os egípcios não tinham muito paciência com pelos ou cabelos, por questão de higiene ou mesmo por não suportar o calor que eles podiam causar, devido ao local quente em que viviam. Possivelmente devido a essas questões, eles cortavam os cabelos bem curtos ou raspavam a cabeça regularmente.
Apesar do fim da ditadura em 1985, é só a partir do governo de Fernando Collor, em 1990, que o Brasil abre-se para as importações e a indústria de beleza, como o conhecemos hoje, dá os primeiros passos.
A maquiagem é uma arte ancestral, encontrada até mesmo entre os homens primitivos, os quais já usavam essências na epiderme, junto com outros enfeites e acessórios. Normalmente esta técnica é aplicada nas pessoas com o objetivo de embelezá-las, mas em várias culturas ela tem finalidades cerimoniais e religiosas.
1. Acto ou efeito de maquilhar. 2. Conjunto de cosméticos ou pinturas usado para maquilhar.
Apesar de a humanidade usar ferramentas de escrita desde os primórdios, a grafite só foi descoberta no século 16, na Inglaterra – os ingleses confundiram o material com chumbo, engano desfeito no fim do […] A fabricação do lápis é simples: consiste em colocar a grafite dentro de tábuas de madeira.
O “Lápis Perfeito” que custa 9 mil euros (cerca de 23 mil reais) é de uma coleção especial da Faber-Castell e é confeccionado em cedro da Califórnia.
Lápis de olho, de boca ou de sobrancelha
Chega a 12 meses, mas nunca deixe o lápis sem apontar durante muito tempo: os germes se acumulam na ponta e, ao usar o apontador, você arranca a camada contaminada.
Primeiro de tudo, os egípcios não gostavam de ter o cabelo cinza ou branco. Usaram hena para evitar este problema, mas no clima egípcio seco, perucas surgiram como uma solução melhor. Em segundo lugar, muitos viram essa idéia como mais confortável do que ter o seu próprio cabelo comprido.
O que é empregador pessoa física?
Como plantar oliveira passo a passo?
Como saber o valor do CDI hoje?
Como descobrir o FSB da placa-mãe?
Como responder a pergunta What's Your Nationality?
O que um estudante de Agronomia precisa saber?
Qual o melhor adubo para o alho?
Como plantar amora direto na terra?
Como saber qual o rito da ação trabalhista?
Onde resolver problemas com CNPJ?
O que significa a palavra olhares?
Sou usuário dos produtos da Johnson & Johnson como faço para comprar diretamente de vocês?