Lazlo Biro
O mecanismo foi patenteado em 1938 pelo húngaro Lazlo Biro. Ele levou seis anos para aperfeiçoar um objeto que hoje parece tão simples. Na época dos primeiros modelos, porém, a tecnologia era tão complexa que uma caneta de Biro custava quase 100 dólares!
Em 12 de fevereiro de 1884, o corretor de seguros Lewis Waterman, de Nova York, patenteou uma invenção revolucionária: um utensílio para escrever que dispensava ser mergulhado na tinta e não borrava.
Em 1938 o jornalista húngaro László Biró, junto com seu irmão György, criou uma caneta recarregável com ponta em forma de esfera móvel que ao girar distribuía tinta de modo uniforme no papel. Biró patenteou e começou a fabricar sua caneta esferográfica na Argentina, onde se fixou a partir de 1940.
A história da caneta começou em 3.000 a.c. e surgiu a partir da necessidade do desenvolvimento de uma nova ferramenta após a descoberta do papiro, no Antigo Egito. ... Milhares de anos se passaram e chegaram as penas de escrever, as canetas tinteiro, até chegarmos às canetas que usamos hoje em nosso dia a dia.
Canetas esferográficas são um tipo de caneta cuja tinta envolve uma esfera rolante que desliza sobre a superfície destinada à escrita, disponível em várias cores.
Tipos de caneta vejas as opções!
Loud em 30 de Outubro de 1888. Tratava-se de um produto destinado a marcar couros e não foi explorado comercialmente. Posteriormente, o jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
Como surgiu a caneta? Com toda probabilidade, os tataravôs das canetas modernas foram pequenos pincéis que os chineses usavam para escrever por volta de 1000 a.C. Depois deles, vários objetos conviveram nas mãos de diferentes povos da antigüidade. Lá pelo ano 300 a.C., as varetas de bambu faziam sucesso entre os egípcios.
O corpo da caneta (tubo maior) também é feito de plástico resistente. Já as tampinhas são fabricadas com poliestireno, outro tipo de plástico flexível e fácil de colorir.
Na evolução da caneta, o uso de uma esfera na ponta possibilitou a distribuição constante e uniforme de tinta, e popularizou o uso deste instrumento de escrita ao mesmo tempo em que substituía com vantagem a caneta-tinteiro. Com a invenção da caneta as pessoas passaram a escrever cartas, postais e livros.
Com a invenção da caneta as pessoas passaram a escrever cartas, postais e livros. Hoje em dia a caneta esferográfica é usada universalmente para escrever apontamentos e fazer testes. Propaganda comercial numa revista argentina de 1945, promovendo a primeira Birome.
O que é o período helenístico?
Quais são os tipos de passe mais utilizados no basquetebol?
Qual é a pena para o crime de lavagem de dinheiro?
Como ligar o microfone no Meet pelo teclado?
Quanto tempo se leva para abrir uma empresa no Brasil?
Como eram as roupas que os homens usavam no período da Pré-história?
Qual é a importância da qualidade?
Faz mal tomar vitamina de banana à noite?
Que tamanho é um feto de 6 semanas?
Em que ano a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes?
Qual cogumelo é alucinógeno no Brasil?
Qual a importância da elaboração do projeto de pesquisa para a produção do conhecimento científico?