Em 24 de setembro de 2012, o registro de óbito de Vladimir Herzog foi retificado, passando a constar que a "morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (Doi-Codi)", conforme havia sido solicitado pela Comissão Nacional da Verdade.
Mesmo não tendo causado a comoção que houve com a morte de Herzog, a de Manoel Fiel Filho foi responsável pelo afastamento do comandante do 2° Exercito, o general Ednardo D'Ávila Mello, quatro dias após a morte do metalúrgico.
Em 27 de junho de 1937, na cidade de Osijek, quando a Croácia ainda fazia parte da Iugoslávia, nascia Vladimir Herzog, jornalista vitimado pela ditadura militar que ficou conhecido na história do Brasil por lutar pela democracia.
São Paulo, São Paulo
Vladimir Herzog/Local do assassinato
Vladimir Herzog foi um jornalista judeu iugoslavo naturalizado brasileiro. Foi assassinado em 25 de outubro de 1975 durante o período de regime militar no Brasil. O fato tornou-se um importante instrumento para a retomada da democratização do país.
Vladimir Herzog, o Vlado, foi jornalista, professor e cineasta brasileiro. Nasceu em 27 de junho de 1937 na cidade de Osijsk, na Croácia (na época, parte da Iugoslávia), morou na Itália e emigrou para o Brasil com os pais em 1942. Foi criado em São Paulo e naturalizou-se brasileiro. ... Em 1968, retornou ao Brasil.
Carlos Nicolau Danielli, um dos líderes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi preso em São Paulo, no dia 28 de dezembro de 1972. Morreu dois dias depois, aos 43 anos, sob torturas, nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo.
25 de outubro de 1975
Vladimir Herzog/Data do assassinato
Jornalista Vladimir Herzog/Profissões
Também foram denunciados os médicos legistas Harry Shibata e Arildo de Toledo Viana, responsáveis por um laudo médico declarando que Herzog teria cometido suicídio; Audir Casadei, então carcereiro do DOI-Codi; e Durval Ayrton Moura de Araújo, então designado na qualidade de representante do Ministério Público Militar ...
No último dia , a Corte Interamericana de Direitos Humanos analisou o caso sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog. A audiência, que aconteceu em San José, na Costa Rica, avaliou a situação de impunidade em que se encontram a detenção arbitrária, a tortura e a morte de Herzog, ocorridas em 25 de outubro de 1975.
Anos depois, em outubro de 1978, o juiz federal Márcio Moraes, em sentença histórica, responsabilizou o governo federal pela morte de Herzog e pediu a apuração da sua autoria e das condições em que ocorrera. Entretanto nada foi feito.
Devido à pressão do público no Brasil, o Comando do Segundo Exército emite ordens para que sejam determinadas as circunstancias do suicídio de Vladimir Herzog. No dia seguinte, é aberto um Inquérito Policial Militar.
Os pais, Zora e Zigmund Herzog, eram judeus que precisaram fugir para a Itália em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando Vladimir tinha nove anos, a família foi encaminhada para um campo de refugiados de guerra. Na ocasião, escolheram morar no Brasil.
Como funciona a ULT da KAI Sá?
Como instalar o Kali Linux no seu computador?
Como definir administração por objetivos?
Como funciona o talassocracia?
Como é a administração do SUS?
Como funciona a mente de um adolescente de 14 anos?
Como trabalhar com IPTV legalmente?
O que é administração proativa?
Como administrar um shopping center?
Quais são as ginásticas de conscientização corporal?
Como instalar o Eclipse passo a passo?
Qual o prazo para aplicar uma advertência por atraso?
O que pode ser feridas nas nádegas?
Qual o melhor fungicida para café?
Quantos watts tem a caixa de som LG Xboom?
O que fazer quando a cadela tem gravidez psicológica?