Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Frederick Winslow Taylor é conhecido como o pai da administração científica. Ele estudou os problemas de sua época cientificamente e popularizou a noção de eficiência – obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais.
Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que criou a Administração Científica, em 1911, revolucionando o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
36 curiosidades que você vai gostar
Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.
A teoria do Fordismo era revolucionária para a época, pois pela primeira vez o bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro. Para poder ganhar mais dinheiro, Ford desenvolveu um sistema no qual pagava melhor os empregados e também vendia produtos mais baratos.
Henri Fayol (que defendia princípios semelhantes aos de Taylor), acreditava que ele deveria seguir as normas e princípios que lhe ajudarão a desempenhar as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todos os problemas enfrentados pela organização e suas consequências.
Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Princípios da Administração de Fayol: Ao abordar questões administrativas devemos nos lembrar que atrelados a elas estão conceitos de governabilidade e gestão. Isso se faz necessário pela necessidade de as atividades serem administradas com planejamento, organização, direção, e controle.
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
Taylor desenvolveu algumas obras voltadas à administração de empresas buscando a eficiência do sistema produtivo. Um de seus maiores legados foi “Princípios da Administração Científica”, livro que basicamente expõe a crença de Taylor na racionalização do trabalho.
Uso de instrumentos, como a régua de cálculo para economizar tempo. Fichas de procedimentos para cada serviço. Premiação de operários pela eficiência e produtividade. Métodos de classificação de materiais e produtos manufaturados.
- Taylor tinha uma preocupação maior com o chão da fábrica, Fayol a vê como um todo. - Taylor tem uma visão analítica e concreta, Fayol anatômica e estrutural.
Se por um lado a administração científica tinha como priori a ênfase nas tarefas, a Teoria Clássica enfatiza a estrutura organizacional, constituindo uma pirâmide inversa à forma piramidal da administração científica, sendo de cima para baixo (organização -> departamentos).
Enquanto a Administração Científica punha ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais da Administração, a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados na busca de eficácia.
A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. da eficiência das organização. A A C se dava pela racionalização do trabalho operário e do somatório das eficiências individuais enquanto a clássica, partia do todo organizacional para garantir a eficiência.
A tarefa da Administração passou a ser a de definir os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais ...
Deste modo, Fayol tinha uma visão mais ampla do trabalho de “administrar” uma organização. Nesse sentido, o objetivo dele era aumentar a eficiência das empresas através de uma melhor forma de administrá-las. Além disso, enfatizou a análise da função da estrutura organizacional.
As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Em resumo, sua ideia era popularizar um produto antes artesanal e muito caro (apenas para milionários da época). Ou seja, Ford revolucionou a estratégia comercial daquele tempo, oferecendo carros que seus próprios funcionários eram capazes de comprar, além disso, oferecia assistência técnica especializada.
As características do fordismo são baseadas em três princípios: Intensificação; Economicidade; Produtividade.
No Fordismo, a massa de operários não tinha como negociar as condições de trabalho e os salários. Sob intimidação, tratava-se de aceitar ou não as condições impostas, resultando na construção na fábrica de um ambiente progressivamente autoritário que condenava ao desemprego os resistentes.
O taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível. Isso porque as observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade.
O principal objetivo da administração é trazer os melhores resultados para a empresa. A administração tem como principal função trazer os melhores resultados organizacionais, colocando em prática um gerenciamento com base em resultados e maximizando a possibilidade de crescimento, eficácia e ganho.
Como preencher uma declaração de união estável?
Quanto tempo a planta hera demora para crescer?
Como preencher um PDF de graça?
Como colocar apenas uma página paisagem no Word?
Quanto tempo leva para dar couve-flor?
Como preencher declaração de óbito Covid?
Como pagar a taxa de registro de veículo novo?
Como registrar um condomínio antigo?
Como registrar obra audiovisual?
O que fazer para remarcar motor?
Como registrar o nome de um restaurante?
O que significa o chip não registrado na Rede?
Como regularizar o CPF com o título cancelado?
Como cadastrar chip da TIM não registrado na Rede?
Como abaixar o volume do aparelho auditivo?