Iansã foi o grande amor de Ogum (o ferreiro, senhor dos caminhos). Teve com ele nove filhos. Ganhou de Ogum uma poderosa espada e uma vara de cobre, e aprendeu com ele a defender a si mesma e aos justos.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás.
IANSÃ - 22/11 a 21/12
Nos momentos a dois, solta sua criatividade e abusa de ousadia, tudo para mandar a rotina para bem longe da relação. Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.
Na sua juventude, Iansã viajou por muitos reinos e foi a paixão de muitos reis, entre eles Exu, Oxossi, Ogum, Logun-Edé. Para conviver com todos esses reis, a deusa se valeu de toda a sua inteligência e astúcia.
Foi esposa de Ogum e Xangôe tem um temperamento ardente e impetuoso. As danças de Iansã são guerreiras e, se Ogum está presente, ela se engaja em duelo com ele, em lembrança de suas antigas divergências.
24 curiosidades que você vai gostar
Os filhos de Iansã são grandes defensores de seus filhos. ... Apesar desse apego, não gosta de prender os filhos, criam-nos de maneira livre, para que tomem suas próprias decisões pois são apreciadores da liberdade.
Oiá – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nuvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
Filhos de Iansã são muito atraentes e costumam ter uma postura altiva, com coluna ereta e cabeça erguida. Além disso, são fisicamente definidos e têm uma postura marcante, como se fossem literalmente reis e ranhas, assim como essa Orixá.
Yemanjá rege a inteligência humana por isso tem o título de Iyá Orí. Yemanjá Asagba ou Sobá: Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar e rio, veste branco com prata.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
Filhos de Iansã no amor
Eles não costumam trair seus parceiros amorosos, mas gostam de fazer jogos de sedução. ... Por isso, se você se apaixonou por um filho de Iansã, precisa ter nervos fortes e ser segura. Também precisa ser dura e não ficar de melação. Eles gostam de parceiros independentes.
Na realidade, indica a união de elementos contraditórios, pois nasce da água e do fogo, da tempestade, de um raio que corta o céu no meio de uma chuva, é a filha do fogo-Omo Iná. A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.
Saravá Clara Guerreira, Filha de Ogum com Yansã! - Pai Paulo de Oxalá - Extra Online.
Orixá Iansã Flores Vermelhas e Amarelas.
Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
Então conheça, aqui, as ervas de Iansã favoritas e como usar cada uma.Acoko ou Akoko.Alface.Alteia ou Malvarisco.Amoreira.Bambu.Branda Fogo.
CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ:
Ọya Bágan é uma das denominações de Ọya, senhora dos ventos. Bágan significa: firme e determinada. Ela comanda o comércio junto com Èṣù. Seus filhos são iniciados no Òde Ilé awọn Òrìṣà (em um quarto, na área externa da casa dos Orixás).
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Diretas e inspiradoras, as Caboclas de Iansã costumam trabalhar com assuntos relacionados à prosperidade e descarregos. Os nomes mais comuns são Batira, Jussara, Jurema Preta, Poti, Potira, Japotira, Ivotice, Valquíria, Maíra, Raio de Luz, Talina, Palina.
A palavra Ìgbàlè significa – pequena mata, lugar sagrado; tem a conotação de “A Floresta Sagrada dos Egúngun” ou “O Bosque Sagrado dos Ancestrais”.
Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. ... IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Oya teve nove filhos, uns dizem que foi com Ògún outros que foi com Sàngó , oito nasceram mudos e o último nasceu um Égún e graças aos sacrifícios recomendados por Ifà, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural, chamada Segi, que imita a voz do macaco africano chamado Ijimarè, macaco que é consagrado ...
Pode usar querosene para diluir tinta?
Quem vai pagar Imposto de Renda em 2022?
O que seria o pensamento ocidental?
Quanto tempo a recuperação da cirurgia do túnel do carpo?
O que é jurisdição inferior e superior?
Qual o valor ideal do FSH para engravidar?
Quais os exemplos de condicionamento no cotidiano?
São exemplos de convergência de mídias?
Quais as vantagens de morar no litoral?
O que colocar no mural dos sonhos?
Em qual situação a pessoa jurídica deve declarar o registro Y720 informações de períodos anteriores?
Qual forma usar para bolo de 1kg?
Como ativar gravador de tela no Android?
Quem tem intolerância a glúten pode comer pão integral?
Quais são os tipos de redes sociais?
Quanto custa uma placa de ACM?