[...] o método regional tem merecido a atenção de geógrafos desde pelo menos o século XVII, com Varenius. O filósofo Kant e o geógrafo Carl Ritter, respectivamente no final do século XVIII e na primeira metade do XIX, ampliaram as bases dos estudos de área.
A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. ... É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia.
A Geografia Regional se dedica a estudar os diferentes espaços do planeta dividindo-os e agrupando em regiões que possuem características em comum, podendo ser elas de ação natural ou antrópica (feito pelo ser humano). ...
No seu primeiro livro, Explanation in Geography, publicado em 1969, David Harvey versa sobre a epistemologia da geografia, ainda no paradigma da Geografia Quantitativa: "Portanto, a diferença entre uma hipótese e uma lei de caráter científico seria uma questão de alcance de comprovação ou de grau de confiança.”
Ao longo de sua história, a Geografia dividiu-se em duas frentes principais, aquela que se preocupa em estudar o espaço em sua totalidade – também chamada de Geografia Geral – e aquela interessada em estudar os eventos particulares – conhecida por Geografia Regional.
O método regional deve buscar a região em cada lugar, em cada cidade, em cada bairro: O espaço deve ser considerado como uma totalidade, a exemplo da própria sociedade que lhe dá vida.
A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. ... No século III a.C., Eratóstenes de Cirene foi o primeiro a utilizar a palavra Geografia. Esta palavra aparece escrita numa obra de domínio público denominada Geografia.
Embora a aplicação do conhecimento geográfico seja conhecido desde a pré-história, a geografia só se tornou uma ciência autônoma no final do século XIX. Atualmente, tal ciência tem evoluído bastante devido ao desenvolvimento do novas metodologias e tecnologias de representação do espaço.
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a relação dela com seus habitantes. Ela busca compreender como e onde vivem os homens, as plantas e os animais, os fenômenos climáticos, as formações terrestres, os recursos hídricos e as cidades.
Ainda no contexto do embate historicismo x positivismo surgem dois grandes nomes da Geografia: Friedrich Ratzel e Vidal de La Blache. O primeiro, influenciado por Ritter e Haeckel, notabilizou-se pelos estudos de Geografia Política e de alguma forma ajudou a consolidar a Geografia de Estado.
Uma das principais tarefas da geografia é dizer onde se situam as diferentes localidades do mundo e interpretar as vantagens e as desvantagens da localização. Assim que o homem começou a se afastar dos limites da sua casa, precisou medir as distâncias e registrar essas medidas.
O que é a plataforma Agenda 2030?
O que é transtorno Desintegrativo?
Por que o cotidiano e o espaço para a realização das ações instrumentais?
Como falar na Caixa habitação?
O que é Clamidiose em papagaio?
Como se escreve em centímetros?
Quando surgiu Dezembro Laranja?
Porque os brasileiros estão comprando mais alimentos industrializados?
É possível destruir um diamante?
Porque não consigo ver o visto por último de alguns contatos?
Quem tem que comprar a roupa de batizado?
Quais são os quatro fatores que prejudicam e alteram o clima?
Quais são os benefícios de comer alho cru?
Como fazer a limpeza de material cirúrgico?
Como saber se a escova progressiva e original?
Quais são os 5 profetas maiores da Bíblia?