Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares.
A bandeira de nosso país foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.
O país já teve 13 bandeiras --a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado. Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Seis anos depois, em 1821, já havia uma nova, que vigorou até 1822.
A bandeira foi modificada para a forma atual porque os governantes brasileiros não queriam ter sua imagem ligada à do governo americano.
O Hino à Bandeira tem letra do poeta Olavo Bilac (1865-1918) e foi composto pelo maestro Francisco Braga (1868-1945). Essa composição foi um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos (1836-1913), sendo apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro em novembro de 1906.
44 curiosidades que você vai gostar
Quando se compara ambas as bandeiras são facilmente notadas que as únicas diferenças são as cores, que foram alteradas do vermelho e branco para o verde e amarelo, além do número de estrelas que passaram de 45 para 21. Nos dois casos, as estrelas significavam o número de federações de suas respectivas repúblicas.
A Bandeira Nacional, de acordo com a legislação brasileira, é um dos símbolos nacionais. A atual bandeira foi implantada por meio de uma lei decretada logo após a Proclamação da República, em 1889. A última alteração realizada na bandeira do Brasil aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas.
Na tentativa de conquistar o apoio da população até então alheia a troca de regime, os republicanos esforçaram-se nos meses seguintes para criar e difundir marcas da República – e apagar vestígios do Império de D. Pedro II. Cidades se encheram de estátuase outros monumentos à República.
Depois, passou a ter seus próprios. E foram muitos: em mais de 500 anos, o país já ostentou dez bandeiras. “Essas trocas sempre refletem mudanças políticas que ocorrem em uma nação”, afirma a historiadora Célia Reis Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Para que serve o aplicativo Getnet?
Como instalar Catalina no Mac 2009?
Como ativar o botão Home do iPhone 7?
Como ativar o arquétipo do sábio?
Qual melhor bot de música discord?
Como usar o nitrato de prata no umbigo do bebê?
Como adicionar Bootstrap no Visual Studio?
Como se faz a aferição de balão volumétrico?
Como ativar o Terminal Linux no Windows?
Como surgiu o morro da favela?
Quando ocorreu a travessia do Estreito de Bering?
Qual o verdadeiro nome do macaco louco?
Como promover a conservação natural ou vegetação espontânea de um local próprio?