A primeira ninguém esquece Só que foi o cantor Luiz Caldas que criou, em 1985, a música que é considerada a primeira do axé, viu? Ela se chamava Fricote e fez com que o ritmo fosse dos trios elétricos baianos pra todo o Brasil! Aí, além dele, A Roda, da cantora Sarajane, também ajudou a popularizar o ritmo.
Luiz Caldas
Há muito Luiz Caldas parou de se preocupar com a polêmica de quem era o precursor do axé. O baiano, que criou o ritmo em 1985 ao lançar “Fricote” (mais conhecida pelos versos “Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear...”), acredita que seu lugar está garantido no rol da música popular brasileira.
A influência do axé no carnaval Um Ford 1929 serviu de palco para que os músicos levassem a música ao público. Nascia o trio elétrico que trazia o frevo pernambucano em guitarras elétricas. Com o passar dos anos, o carnaval com esse novo formato foi ganhando corpo, ganhando destaque no país e no mundo.
Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Netinho, Chiclete com Banana, Olodum, Timbalada, Banda Eva, Ara Ketu e É o Tchan são apenas alguns nomes. Se a ideia for listar os grandes sucessos do axé music, a tarefa fica ainda mais difícil. Afinal, são inúmeras as músicas que o representam bem.
Ao “axé” foi acrescentada a palavra inglesa “music” pelo jornalista Hagamenon Brito, para formar um termo que designaria pejorativamente música dançante com aspirações internacionais.
Luiz Caldas De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.
O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.
Um dos conceitos que evidenciam o axé é a mistura de ritmos que formam a sua essência. Entre eles podem ser citados o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros afro-latinos. Desde o seu nascimento, o axé foi responsável por apresentar muitos cantores para o mundo.
Daniela Mercury é considerada "Rainha do Axé". Ivete Sangalo é uma das cantoras de maior sucesso da música brasileira atualmente. A cantora Claudia Leitte ganhou fama na banda Babado Novo, na Bahia, e adotou o axé. Margareth Menezes uniu o axé com ritmos afro-brasileiros em suas músicas.
Conhecido como um forte gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980, o axé está diretamente ligado ao carnaval de Salvador e a alegria dessa que é uma das mais populares manifestações festivas do Brasil. O termo “axé” também tem significado religioso, no candomblé e na umbanda ele designa energia positiva.
Os pioneiros do gênero foram os músicos da renomada banda Acordes Verdes, que acompanhava Luiz Caldas e eram músicos de estúdio da W.R, em Salvador. O principal arranjador do estúdio, na altura, era o compositor Alfredo Moura. Daniela Mercury é considerada "Rainha do Axé".
O que pode ser alegado na defesa criminal?
O que significa a cor vermelha no mundo espiritual?
Quanto tempo dura o salto de desenvolvimento de 5 meses?
O que é preciso para ser auxiliar de necropsia?
Quem foram os ganhadores do Hipercap?
Como é feita a farinha de mandioca?
O que são métodos de abordagens com base lógica da investigação e os métodos de procedimentos?
Como é feita a trilha sonora de um filme?
Qual a diferença entre plano de trabalho e projeto de pesquisa?
É fácil pegar Uber em Porto de Galinhas?
Quais frutiferas podem ser cultivadas em vaso?
Quais os sintomas de problemas no sistema nervoso central?
Como eu faço para renovar minha habilitação?
Quando o orgulho atrapalha a relação?