Face de Marat Durante a Revolução, Marat foi um dos homens mais poderosos da França. Ele foi um jornalista radical, editor da publicação L Ami du Peuple (O Amigo do Povo).
Atividades revolucionárias
Com a invasão da Bastilha e o início da Revolução, sua vontade de participar dos acontecimentos o levou, em 16 de setembro de 1789, a editar o jornal “O Amigo do Povo”, que se tornou o jornal mais popular e radical da Revolução Francesa.
Ela então mudou de estratégia: retornou ao hotel, escreveu e enviou a Marat uma carta em que prometia delatar um grupo girondino de Caen. Sempre com o certificado de batismo e a carta aos franceses costurados à roupa, Corday voltou à residência de Marat no início da noite.
Defendia, através de seu jornal L Ami du peuple (O Amigo do Povo), perseguições ao grupo político mais moderados, acusando-os de conspiração contra a revolução.
Nos últimos dias, Marat passava várias horas na banheira, que aliviava suas dores provenientes de uma doença inflamatória.
40 curiosidades que você vai gostar
O quadro "A Morte de Marat" representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), denunciando em simultâneo as divergências e os conflitos internos que rodearam o processo revolucionário e que só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte.
Retoques para criar um mártir
A aparência de Marat também foi alterada por David, procurando moldá-la à figura de um herói. Quase não há sangue em seu corpo e sua pele em nada reflete a de um homem com uma doença grave, que o obrigava a passar boa parte do dia mergulhado em uma banheira para atenuar a dor.
Os sans-culottes eram, portanto, membros não privilegiados da sociedade francesa, tendo ocupado papel fundamental do desenrolar da Revolução Francesa.
Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.
No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte. Assim, em 1795, iniciou-se o Diretório, restaurando muitos dos privilégios que haviam sido derrubados pela Convenção.
Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. A República romana estava em guerra e a disputa devia ser resolvida por um combate mortal entre três irmãos romanos, os Horácios, e três irmãos inimigos, os Curiácios.
Marat assassinado (Marat assassiné) ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. ... A pintura mostra Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday.
Essa crise econômica foi em parte resultado dos altos gastos do rei com os luxos da corte francesa, mas, principalmente, pelo envolvimento da França em dois conflitos: a Guerra dos Sete Anos e a Revolução Americana.
Robespierre (1758-1794) foi um político e revolucionário francês. Líder do governo após a vitória da Revolução Francesa, implantou uma ditadura que caracterizou o período do Terror.
A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.
PASSADO, PRESENTE, FUTURO. A tríade "liberdade, igualdade, fraternidade" tornou-se popular com a Revolução Francesa; Robespierre propôs em 1790 que ela fosse escrita nos uniformes da Guarda Nacional e em todas as bandeiras.
Os sans-culottes eram trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes ou mesmo desempregados. Durante a Revolução passaram também a serem referidos aos grupos políticos mais radicais, constituindo a base de apoio dos políticos populares.
Sans-culotte foi a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa, principalmente em Paris.
Os trabalhadores, os camponeses, mendigos e pequenos comerciantes, que formavam as classes baixas da sociedade, usavam calças largas e cumpridas. Por não usarem os culottes, ficaram conhecidos na França como os sans-cullotes, ou seja, os sem culotes.
Nessas circunstâncias, os temas do dever, do patriotismo e da luta heroica pela liberdade, presentes no quadro de David, provocaram ressonâncias políticas, fazendo com que o público parisiense decifrasse nessa tela uma mensagem radicada no presente. A Revolução estava no ar.
O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.
Em 1816, durante a estada da família real portuguesa no Brasil, chega ao Rio de Janeiro um grupo de artistas franceses com a missão de ensinar artes plásticas na cidade que era, então, a capital do Reino unido de Portugal e Algarves. O grupo ficou conhecido como Missão artística francesa.
Os pintores impressionistas buscaram reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. O ponto de partida era a composição de efeitos visuais para a fixação do instante, tal qual a impressão visual que nos causam. Portanto, a tonalidade preta é evitada em obras impressionistas plenas.
Qual a função do agente de crédito?
Qual o tipo de cabelo mais comum no Brasil?
Como foi a colonização da Ásia?
O que faz um técnico em agronegócio?
Quem pinta o cabelo precisa pintar a sobrancelha?
Para que serve o recurso repetitivo?
Qual é a natureza jurídica da enfiteuse?
Qual a validade da gasolina aditivada?
Qual cor é contraindicada para insônia?
Quanto custa uma sessão de radiofrequência na barriga?
Em qual das hipóteses abaixo ocorre a citação ficta?
Onde ficam armazenados os arquivos do computador?
É seguro deixar Bitcoin na corretora?
Como saber se meu benefício está ativo?
Qual o percentual ideal de lucro?
Quais os motivos que a mãe pode perder a guarda do filho?