Gilberto Freyre (1900-1987) foi um sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro. Autor de "Casa Grande & Senzala" que é considerada, uma das obras mais representativa sobre a formação da sociedade brasileira.
Ele defendia a mestiçagem e a maneira de ser do português católico em contraponto com o protestante inglês. Esta mistura de raças será decisiva para construir uma sociedade diferente daquela existente dos países anglo-saxônicos.
Com a Revolução de 1930, encabeçada por Getúlio Vargas, Gilberto Freyre, de perfil conservador, exilou-se. No ano de 1933, o sociólogo escreveu a sua obra-prima, o livro sociológico Casa-Grande e Senzala. Morreu aos 87 anos, em 18 de julho de 1987.
Considerado um dos mais importantes sociólogos brasileiros do século XX, o pernambucano foi também antropólogo, artista plástico e jornalista. Com a publicação, em 1933, do livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia brasileira.
Gilberto Freyre substitui a noção de raça pela noção de cultura, o que possibilitou uma nova concepção das sociedades, que deveriam ser analisadas em suas especificidades, como um fato sui generis. O autor transforma a negatividade do negro e do mestiço em positividade.
31 curiosidades que você vai gostar
Para Freyre, a miscigenação era um fator corroborativo para pensar-se em uma relação democrática entre senhores e escravos, apesar da relação de escravidão impregnada entre os dois.
Influenciado pela Antropologia Cultural e pela Psicanálise, Gilberto Freyre valorizou a sexualidade como elemento capaz de promover a integração entre as três raças: o branco europeu, os indígenas do continente e os negros africanos. O produto dessa confraternização era o mestiço.
A partir da análise das relações sociais nos engenhos coloniais, Freyre chegou à conclusão de que a miscigenação entre colonizadores, escravos africanos e índios foi benéfica para o Brasil, uma vez que todos esses povos acabaram se integrando de forma pacífica, resultando em uma sociedade mais forte e com cultura mais ...
Para Freyre, “o mulato brasileiro deseuropeizou o futebol dando-lhe curvas arredondadas e graças de dança”. E “foi precisamente o que sentiu o cronista europeu que chamou aos jogadores brasileiros de bailarinos da bola ”.
A partir de suas experiências etnográficas Darcy foi um grande defensor das comunidades indígenas e disseminador do conceito de identidade cultural. Ao publicar em 1995 sua obra prima "O Povo Brasileiro- a formação e o sentido do Brasil", Darcy aborda sobre a formação étnica do povo brasileiro.
Principais ideias de Casa-Grande e Senzala
Os três pilares da colonização portuguesa para Freyre são a miscigenação, o latifúndio e a escravidão.
Uma linha de trabalho característica de Florestan nos anos 50 foi o estudo das perspectivas teórico-metodológicas da sociologia. Seus ensaios mais importantes acerca da fundamentação da sociologia como ciência foram, posteriormente, reunidos no livro "Fundamentos empíricos da explicação sociológica".
O livro sublinha o quanto a sociedade brasileira era patriarcal, destaca aspectos do cotidiano na colônia (por exemplo, ficamos sabendo, a partir de Freyre, que quase não havia escolas, as crianças eram criadas no mato).
O sociólogo descreveu a importância do futebol para a história contemporânea do Brasil em 1947. Relacionou a transformação da sociedade desde o início da República, tornando-se cada vez mais urbana, com a incorporação do futebol como paixão nacional a partir de 1895.
A sociologia do esporte é uma dessas sociologias particulares, específicas ou especiais e trata de como pesquisar e analisar o fenômeno esportivo, enquanto fenômeno social, ou seja, a partir da articulação dinâmica e interativa entre as diferentes estruturas componentes da sociedade: a econômica, a política e a ...
O livro narra os acontecimentos do último século no Brasil, mas principalmente mostra como política, economia, sociedade e futebol estão muito mais associados do que costumamos imaginar. Assim, o esporte mais popular do mundo, se lido corretamente, consegue explicar o Brasil.
Sociologia aumenta o poder da ação social
A ciência da sociedade ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo, suas capacidades, talentos e limitações. Isso permite que ele se ajuste ao ambiente. O conhecimento da sociedade, grupos sociais, instituições sociais, associações, suas funções etc.
É correto dizer que Gilberto Freyre procurou pensar a formação da sociedade patriarcal brasileira, a partir da publicação de Casa Grande & Senzala, influenciado: a) pelas teorias raciais do nazismo.
Cruzamento de raças ou de etnias distintas.
Miscigenação é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças". O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.
Afirma MUNANGA que: "A mestiçagem tanto biológica quanto cultural teria entre outras conseqüências, a destruição da identidade racial e étnica dos grupos dominados, ou seja, o etnocídio.
Além disso, Casa-Grande & Senzala enfatiza a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, principalmente portugueses, dos escravos negros das várias nações africanas e dos diferentes povos indígenas que habitavam o Brasil.
Raízes do Brasil é um livro clássico e faz parte das leituras obrigatórios para quem deseja compreender o Brasil atual a partir de sua estruturação social. A obra marca, também, uma ruptura científica, quando cientistas brasileiros passam a investigar e explicar o país a partir de sua própria história social.
Florestan Fernandes (1920-1995) foi um intelectual brasileiro comprometido com os “de baixo”, como ele mesmo se apresentava: “socialista, militante de movimentos de protesto social, sociólogo e professor” que contribuiu para a compreensão da realidade social brasileira, para a defesa dos direitos dos trabalhadores, ...
Principais obras de Florestan FernandesOrganização Social dos Tupinambá (1949)A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (1952)A Etnologia e a Sociedade Brasileira (1959)Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológica (1959)Mudanças Sociais no Brasil (1960)
Quais os quatro aspectos que diferenciam as operações de produção?
O que significa data de concessão do benefício?
Quem tem porte de arma pode andar com ela na rua?
Como saber a classe de um animal?
Onde ficam os downloads do Moto G?
Quantos vermes tem o cerebelo?
O que é prevenção e combate a incêndio?
Pode passar querosene na pintura?
Porque Java é uma linguagem interpretada?