A prevenção e combate a incêndio é compreendida como a soma de medidas para se detectar e controlar o rastro do incêndio, para que haja o combate, ou seja, o fogo seja contido ou extinto.
O sistema de combate a incêndio é o conjunto de medidas para detectar e controlar o rastro do fogo, facilitando seu combate e garantindo a segurança da edificação, das pessoas e bens. Devido à sua importância, é obrigatório em prédios comerciais e residenciais e deve ser elaborado por profissionais qualificados.
Primeiramente, devemos ressaltar que os principais objetivos da prevenção contra incêndio é proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, reduzindo a chance de propagação do incêndio. No combate a prevenção contra incêndio e pânico são utilizadas medidas de segurança divididas em ativas e passivas.
Caso não haja algum desses equipamentos de segurança no local da ocorrência, o procedimento a ser seguido é o de se deitar no chão seco e rolar, até que o fogo apague. O indivíduo que estiver com fogo em sua vestimenta não deve, jamais, sair correndo, pois pode fazer com que o fogo se espalhe mais.
Um Princípio de Incêndio acontece quando o fogo foge do controle por inúmeras razões. Em primeiro lugar, para ocorrer fogo, é preciso existir calor, comburente e combustível, é o que chamamos de triângulo do fogo. Na falta de qualquer um desses elementos, é impossível que exista fogo.
26 curiosidades que você vai gostar
Regras básicas para a prevenção de incêndio
Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis. Evitar a falta de ventilação. Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
A prevenção de enfermidades tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a afetar um indivíduo (CZERESNIA, 2003). A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.
Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário.Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido. ... Na prevenção secundária, a doença é detectada e tratada precocemente, frequentemente antes de os sintomas estarem presentes, reduzindo assim as consequências sérias.
Como são classificadas as medidas preventivas? Prevenção primária, secundária e terciária. Período pré-patogênico: - As ações primárias são aplicadas em fases anteriores ao início biológico da doença, e estão dirigidas para a manutenção da saúde.