“Esse tipo de comportamento pode aparecer em vários transtornos do sono, mas também em um paciente que tenha depressão. É uma obsessão por dormir, relacionada ao desânimo e à falta de energia.” Além da depressão, fatores como a falta ou o excesso de sono podem desencadear o que se considera ser a clinomania.
Na clinomania, existe só a condição de querer ficar deitado”, esclarece o médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, em São Paulo. Além da discriminação, o distúrbio também pode ser confundido com depressão, apneia e até outros transtornos do sono.
Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.
Os tratamentos atuais incluem sessões de psicoterapia e de fisioterapia. Recomendando-se ainda a prática diária de exercício físico e a adoção de uma alimentação saudável, de forma a melhorar a qualidade de vida dos clinomaníacos.
Mas ficar sentado e deitado o dia todo pode afetar seriamente sua postura e forçar suas costas, pescoço, ombros, quadris e olhos, segundo Brandon Brown, epidemiologista e professor associado do Centro para Comunidades Saudáveis da Universidade da Califórnia–Riverside.
21 curiosidades que você vai gostar
É comum ouvir as pessoas mais velhas dizerem que ficar muito tempo parado faz mal para as pernas, e elas estão certas. Além de interferir no fluxo sanguíneo e promover o surgimento de varizes, a inatividade por períodos prolongados também pode abrir caminho para outra doença: a trombose venosa profunda.
Uma pesquisa revelou que duas semanas de sedentarismo aumentam severamente a resistência à insulina. Sentados, de costas retas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Deitados, com o tronco e as pernas estendidas.
Esse problema é uma manifestação de neurastenia, comportamento que leva a pessoa a querer permanecer na cama, na posição horizontal.
Pode ser uma situação passageira, uma resposta natural ao cansaço ou ao estresse. Mas se permanecer por períodos prolongados, pode ser indicativo de uma condição mais grave, e até ser sintoma de doenças como depressão, narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica.
Por isso, é importante buscar o autoconhecimento e a companhia de pessoas queridas. O corpo está sempre dando sinais e, quando a pessoa está atenta, consegue estender a mão, procurar ajuda profissional e evitar situações ruins que levem a desfechos trágicos, como um suicídio.
A falta de energia e o cansaço constante, que impedem a realização de atividades diárias como higiene pessoal, se alimentar, ir à escola ou trabalho, podem indicar depressão. Além disso, a falta de motivação por não querer fazer nenhuma atividade é um sinal que a depressão está evoluindo.
Um dos sintomas mais característicos da depressão é a falta de vontade de realizar qualquer tipo de atividade, mesmo aquelas que normalmente traziam prazer ao paciente. Portanto, não ter vontade de sair pode ser um sinal do transtorno.
O excesso de sono, perda de apetite, perda brusca de peso, cansaço constante e sem motivo, dificuldade de se concentrar, perda de memória, pessimismo, eventuais felicidades forçadas onde a pessoa faz de tudo para parecer estar bem, culpa extrema e excesso gradual do uso de substâncias químicas, são sintomas de pessoas ...
Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos. Já a hipopneia é a redução de 30% a 50% do fluxo de ar.
A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.
Atividade física para espantar preguiça
A atividade mais recomendada é a aeróbica, como corrida, caminhada, dança e natação. Tente praticar essas atividades pelo menos três vezes na semana por 30 minutos. Exercícios como musculação também são uma boa opção, pois fortalecem a musculatura e liberam energia para o corpo.
Para cada 20 minutos sentado, devemos ficar de pé por oito minutos e em movimento por ao menos dois minutos. Procure ficar de pé ou se exercitar enquanto estiver vendo TV ou fazendo outra atividade que permita ficar nesta posição.
A cada 8 horas sentado, é necessário 1 hora de exercício, diz estudo | Bem Estar | G1. Caminhar ou pedalar pode combater malefícios de ficar 8 horas sentado. Segundo pesquisa, recomendação da OMS sobre exercício é insuficiente.
O corpo humano está desenhado para se movimentar frequentemente e, por isso, passar mais de 6 horas por dia sentado pode ser prejudicial para a sua saúde ao longo do tempo.
Realize pequenas pausas para descansar
De preferência, sente-se de modo em que os pés fiquem levemente elevados, melhorando a circulação sanguínea. Aproveite o momento para tirar os sapatos e refrescar os pés, isso ajuda na evaporação do suor. Não se esqueça de se alongar também ao levantar.
Em junho, a revista científica British Journal of Sports Medicine publicou um estudo apontando o tempo ideal para ficar de pé em prol da saúde: apenas duas horas por dia. Para quem tem carga horária de trabalho de nove horas, isso representa apenas 13 minutos por hora.
A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.
6 Tipos de DepressãoDepressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ... Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ... Depressão ansiosa. Este é outro tipo de depressão que está presente em um número significativo de pessoas. ... Depressão Psicótica. ... Depressão pós-parto.
Em que canal passa os jogos da nba?
Como identificar uma subtração?
Importo de renda pessoa fisica?
Qual é o significado de absorva?
7 cuidados especiais que devemos ter nas redes sociais?
Quais elementos diferenciam os climas?
Por que giramos em torno do sol?
Por que o leite de caixinha dura mais?
Palavras que rimam com financie?
O que significa as siglas da bolsa de Valores?
Quantos jogos um time da nba faz por temporada?
Qual a peça mais cara da Cartier?
O que acontece se ficar muito tempo sentado?
Qual o único astronauta ainda vivo em 2021?