Esse alisamento é conhecido por selar as cutículas dos fios, o que faz com que o cabelo fique mais macio, além de evitar o ressecamento dos fios. O tratamento também hidrata as madeixas, por isso, além de garantir a maciez, a escova progressiva também aumenta o brilho do cabelo.
Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
O seu efeito é gradativo e pode chegar a uma redução de 90% do volume, mas dificilmente chegará a um liso escorrido. Além disso, esse procedimento sela a cutícula, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos.
Mas o problema é que muitos salões de beleza ainda insistem em usar o componente em suas fórmulas de alisamento. Isso porque é o formol o responsável pela impermeabilização dos fios, que resulta no alisamento mais duradouro – é possível ficar quatro meses com o cabelo liso, sem preocupação.
A escova progressiva – também conhecida como alisamento ácido – modifica a estrutura química do cabelo, tanto externamente (cutícula), quanto internamente (córtex). Ao utilizar o ácido glioxílico complexado com carbocisteína, ela age na estrutura capilar e modifica a conformação da queratina no córtex.
34 curiosidades que você vai gostar
Ela é chamada de progressiva porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados no alisamento e na redução do frizz e volume.
A escova progressiva sem formol dura em média de 2 a 3 meses dependendo de quantas vezes a pessoa lava os cabelos por semana e que tipo de cuidados ele tem. Quanto menos cuidado tiver com os cabelos, menos tempo irá durar esta escova.
Cuidados Após a Escova Progressiva
Logo após fazer a escova, espere pelo menos 2 dias para lavar os cabelos. Assim, o produto vai penetrar melhor nos fios. Utilize shampoo com pH neutro, sem sal e sem corante para não abrir a cutícula do cabelo.
Segundo o cabeleireiro Alê Crema, com as progressivas de hoje em dia, não tem muito mistério: a própria cliente tem liberdade de decidir a hora da lavagem! "Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente.
O ideal é de 2 a 3 meses de intervalo. E o retoque deve ser feito só na raiz do cabelo.
A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.
Como o formol age
Basicamente, o formol entra no nosso fio e destrói sua estrutura, “quebra” a forma original e é isso que faz com que o cabelo fique liso. No entanto, não pense que a trajetória do produto em seu corpo acaba por aí. A substância não atinge apenas os fios e o couro cabeludo.
O Shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.
Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite. Os sintomas mais frequentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar.
Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
Modere na lavagemDependendo do tipo de escova que você fez, aguarde 48 horas para fazer a primeira lavagem. ... Lave em dias alternados. ... Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. ... Ela dá movimento aos fios e sela as cutículas capilares, prolongando o efeito liso.
A química da progressiva sai com as lavagens e por isso quanto menos você lavar, mais ela vai durar. Não precisa ficar com os cabelos sujos, mas evite lavar todos os dias. ... Para turbinar o efeito cubra o cabelo com papel alumínio e coloque uma touca por cima, para aquecer um pouco.
Uma vez feita a selagem, o ideal é ficar três dias sem lavar o cabelo. É o tempo suficiente para o cabelo absorver bem todos os nutrientes do tratamento. ... Após esse período, siga com a sua rotina de lavagens, mas para que a selagem dure mais tempo, o ideal é não lavar os cabelos todos os dias.
E você já sabe - a progressiva sai mais rápido quando o cabelo está ressecado, já que a fibra capilar - com pontas duplas e as cutículas abertas - não consegue reter os ativos da química.
Aprenda a cuidar dos cabelos pós progressivaUse produtos específicos.Hidrate, hidrate muito e hidrate de novo!Fique longe de shampoos de limpeza profunda.Dicas de cuidados pós progressiva – Não durma com os fios molhados.Use protetor solar capilar.
A escova definitiva dura mais e alisa de vez
Se você está buscando um efeito superliso e mais duradouro, esse tipo de escova é o que mais combina. A definitiva altera a estrutura do cabelo e dura mais do que as outras.
? O recomendado é realizar o procedimento a cada 3 meses, dependendo do crescimento da raiz de cada pessoa. ? O retoque da progressiva pode ser realizado apenas na raiz, pois o comprimento e pontas já possuem o efeito liso da aplicação anterior.
A escova progressiva japonesa é a melhor progressiva para você se seu objetivo for ter um cabelo liso estilo asiático, ou seja, muito chapado. A fórmula possui o composto tioglicolato de amônia, que age de dentro para fora – diferentemente da escova progressiva tradicional – , alterando a estrutura interna dos fios.
“É só pegar o papel, pingar uma gota do produto, ele vai dar uma cor e se for uma cor roxa, no caso, vai dizer que tem formol. Então, você sabe que naquele produto tem formol”, explicou Guilherme Bandeira, aluno de doutorado.
Como acabar com a fome na pandemia?
Quais são as pragas do morango?
Qual o signo da mulher do príncipe Harry?
Quantos graus faz em Bariloche no inverno?
Qual origem da palavra trovão?
Como mudar o tipo de moeda no PayPal?
O que é a sensação de aperto no pescoço?
Porque o casal tem que tomar azitromicina?
Quais produtos poderiam ser alternativos e menos poluentes?
Quando Áries se apaixona por Leão?
Quantas garrafinhas de 500ML tomar por dia?
O que tomar para lubrificar as juntas?
Que dia vai sair Homem-Aranha 4?
Qual o prazo para interpor as razões?
O que é satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente?
O que é transitividade verbal 8 ano?
Pode ter relação no primeiro dia do anticoncepcional?