Pode ser o cirurgião dermatológico ou cirurgião geral; ambos são habilitados para retirada do lipoma.
A cirurgia para retirada dos lipomas é um procedimento simples e realizado com o paciente sob anestesia. O procedimento consiste em fazer uma incisão na pele, dissecar o tumor e realizar a sutura. Antes da cirurgia o paciente deve ter alguns cuidados, como estar em jejum absoluto, por exemplo.
Em geral, é possível identificar o lipoma através de palpação. O diagnóstico diferencial de lipoma para outros problemas malignos está nas características do tumor. O nódulo tem bordas regulares, consistência mole e flexível. Sua massa, em geral, é homogênea e na maioria das situações ele é indolor.
A recuperação vai depender da exata localização e do tamanho da lesão. No mínimo entre 7-15 dias para cicatrização do local. Sobre risco, qualquer procedimento cirúrgico possui seus riscos, mas neste procedimento são mínimos. Consulte seu cirurgião de confiança para detalhes da recuperação e procedimento.
A cirurgia para remoção de um lipoma costuma ser simples e as complicações são raras. O material removido deve ser sempre encaminhado para avaliação histopatológica para descarar a possibilidade de ser um tipo de câncer chamado Lipossarcoma, que felizmente é raro. Ocorre em apenas (1%) dos tumores de partes moles.
A recuperação vai depender da exata localização e do tamanho da lesão. No mínimo entre 7-15 dias para cicatrização do local. Sobre risco, qualquer procedimento cirúrgico possui seus riscos, mas neste procedimento são mínimos. Consulte seu cirurgião de confiança para detalhes da recuperação e procedimento.
O lipoma é um tumor benigno constituído por células de gordura, também chamadas de células adiposas. Esse tipo de tumor se destaca do tecido gorduroso ao seu redor por ser revestido por uma cápsula fibrosa. O lipoma, portanto, é uma tumoração de gordura ao redor do tecido gorduroso. Os lipomas costumam crescer no tecido subcutâneo, ou seja, ...
Sentir o lipoma poderá ser, em vários casos, o suficiente para o médico diagnosticar o lipoma. Ainda assim, alguns pedirão a realização de exames diagnósticos para que confirmem a suspeita do caroço. O especialista poderá requisitar uma radiografia, tomografia computadorizada, uma ressonância magnética ou uma biópsia.
Apesar de menos comum, também é possível a sua ocorrência em tecidos mais profundos, como músculos, nervos, órgãos internos ou na cavidade abdominal. O lipoma não é câncer nem tem risco de virar câncer.
A lipoaspiração tumescente pode ser uma solução indicada pelo médico. Tratamentos estéticos como a lipocavitação podem ajudar a remover este acumulo de gordura, no entanto, não elimina a cápsula fibrosa, por isso ele poderá voltar.
Como acabar com as varizes nas pernas?
Quais são os pilares principais de uma venda?
Qual variável está dentro do processo de controle?
Como fechar uma parceria no Instagram?
O que fazer para aliviar a dor na sola do pé?
O que significa Babel em hebraico?
Quais foram as duas principais fases da Primeira Guerra Mundial?
Como se conta o prazo de 30 dias?
Quais os males que o clonazepam pode causar?
Como saber se a equação é de uma circunferência?
Onde a nanotecnologia é aplicada no nosso cotidiano?
Como criar um quiz para WhatsApp?
Como os endósporos são formados?
Como é a língua do ser humano?
Qual é o primeiro nome de um nome composto?