Joule desenvolveu uma relação para a equivalência entre o trabalho mecânico e o calor em 1843. Mediu a pequena variação de temperatura causada num recipiente cheio de água, agitada pela rotação de pás acionadas por um sistema de polias e massas em queda.
Joule observou que a temperatura da água aumentava e isso correspondia a um aumento de sua energia interna. ... Joule pôde estabelecer uma relação entre o trabalho e a quantidade de energia transferida na forma de calor (ou o equivalente mecânico do calor, como também é denominado).
O nome é devido a James Prescott Joule (1818-1889) que estudou o fenômeno em 1840 e, um ano mais tarde, publicada na Philosophical Magazine, pela Royal Society.
Considerando sua precisão e sutilezas, o propósito deste trabalho é explorar o experimento histórico realizado por James Prescott Joule (1818-1889) em 1850 para obter o equivalente mecânico do calor.
Foi o físico alemão Hermann Von Helmholtz que, em 1847, estabeleceu a definição de calor como uma forma de energia, afirmando que para todas as formas de energia há o equivalente em calor. A ideia foi posteriormente corroborada por seu colega inglês James Prescott Joule.
42 curiosidades que você vai gostar
O equivalente mecânico do calor consiste num fator constante que relaciona caloria (unidade de calor do sistema c.g.s.) com joule (unidade de energia do sistema SI), sendo essa relação de 4,1868 J (joule) por cal (caloria).
James Prescott Joule foi um físico britânico que nasceu em 1818.
Joule realizou diversos experimentos na busca do equivalente mecânico do calor. Por volta de 1840, inventou um recipiente com água, isolado termicamente, no qual colocou um sistema de pás que podiam agitar a água. Como mecanismo impulsor, utilizou um bloco que deixava cair lentamente de uma certa altura.
Essa fórmula traduz a lei de Joule, que pode ser enunciada da seguinte forma: “A energia elétrica dissipada em um resistor, num dado intervalo de tempo ∆t, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente que o percorre.”
O efeito Joule é o fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo ocasiona uma elevação de sua temperatura, devido às colisões entre cargas. Efeito Joule é o fenômeno que causa o aquecimento e derretimento da camada protetora dos fios.
A unidade recebeu este nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule, que, em 1849, demonstrou a equivalência entre trabalho e calor, ao medir o aumento da temperatura de uma amostra de água quando uma roda de pás é rotacionada dentro dela.
As primeiras questões sobre fenômenos mecânicos surgiram nas civilizações antigas, em virtude da necessidade que esses povos tinham de máquinas que os liberassem de certos esforços e que aumentassem a potência dos recursos de que dispunham.
Michael Faraday - O primeiro gerador. No dia 17 de outubro, ele realizou seu experimento mais conhecido, conseguindo induzir corrente elétrica pela variação de um campo magnético. Foi a demonstração do primeiro gerador (também conhecido como dínamo), que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
A experiência mais famosa de Joule foi a que demonstrou a transformação de energia mecânica em calor. Até o início do século XIX, as ideias relacionadas com a transformação e a manifestação da energia eram divergentes. O experimento de Joule provou que a energia mecânica poderia ser convertida em calor.
Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. ... A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento, podendo ser gravitacional ou elástica.
Energia mecânica é aquela produzida a partir do trabalho de um corpo e pode ser transferida para outro. Resultante da transferência de energia do sistema que põe o corpo em movimento, energia cinética é uma das partes utilizadas na soma da energia mecânica.
Ainda podemos encontrar energia mecânica na forma potencial quando comprimimos ou distendemos um objeto elástico, como uma mola ou um arco, para lançar uma flecha, por exemplo. Nesses casos, basta soltarmos para haver realização de Trabalho, deslocando uma flecha ou um bloco, por exemplo.
O equivalente mecânico do calor é determinado a partir do trabalho mecânico e comparado ao aumento de energia térmica deduzido através do aumento de temperatura do cilindro. ... O cilindro de fricção e uma manivela estão presos a um rolamento que permite o movimento rotativo.
A Equivalência entre Trabalho e Calor
A Termodinâmica é freqüentemente definida como a ciência da energia. Conforme vimos anteriormente, o conceito de energia não é, por sua vez, de fácil definição, o que comprometeria a própria definição de Termodinâmica acima apresentada.
A busca por uma explicação mais correta sobre calor surgiu a partir do ano de 1600. Tal explicação partiu da relação sobre o estudo da combustão. ... Em sua teoria ele propunha que todos os corpos continham uma substância invisível e sem peso, chamada flogisto, que era responsável pela combustão e pela ferrugem.
Calor também é chamado de energia térmica.
O que é calor? Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. ... Quanto maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em seu interior.
Como passar um número brasileiro para um estrangeiro?
Como manipular uma pessoa emocionalmente?
Como enviar um cartão de aniversário virtual?
Como saber se o homem é manipulador?
Como manipular as pessoas ao seu redor?
Qual é o número do WhatsApp da Band FM?
Como usar dois HD SATA em um PC?
Como faço para conseguir um advogado criminal gratuito?
Como fechar o caixa de um supermercado?
Onde comprar passagem aérea mais barato?
Como instalar e configurar Apache?
O que colocar entre a telha e a parede?
Como fechar o Diário Escolar Digital?
Como sentir os filhotes na barriga da cadela?
Como fechar um contrato online?
Como fechar uma caixa de papelão?