Sobretudo contem gorduras poli-insaturadas, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, as nozes trazem saciedade e podem ate mesmo diminuir a vontade de comer doces. Quantidade recomendada: cinco nozes ao dia, equivalente a 150 calorias.
Quantas nozes comer por dia? Para garantir os benefícios sem pesar na alimentação (pois são alimentos bastante calóricos), a recomendação é de um consumo diário de em média 7 unidades de nozes.
Consumidas com moderação, nozes, castanhas e amêndoas ajudam a emagrecer. Várias pesquisas vêm comprovando os benefícios que as oleaginosas podem trazer para a saúde e apontam que uma porção diária dessas frutas garante um coração mais protegido, combate o envelhecimento precoce a até contribui para a perda de peso.
Além desses nutrientes, as nozes possuem um alto valor calórico e devem ser consumidas com moderação. A indicação feita por nutricionistas é de 6 a 10 unidades, ou 30 g por dia. Pode parecer contraditório que esse fruto tenha um alto valor calórico e ainda assim ser indicado para emagrecer.
"Para consumir no dia a dia, pode incluir em lanches intermediários ou até mesmo como um pós treino, já que a oleaginosa ajuda no ganho de massa muscular. Devemos consumir em média 7 unidades de nozes", ressalta a nutricionista.
40 curiosidades que você vai gostar
Apesar das nozes serem um alimento calórico e rico em gorduras, pesquisas recentes comprovaram que o consumo moderado de nozes não engorda e até mesmo impulsiona a perda de peso graças ao seu teor de proteínas e fibras, que ajudam a promover a saciedade ao organismo.
Melhor horário: almoço
Uma porção de 30g de nuts (amêndoas, castanhas, nozes…) no almoço vai fornecer boas doses de ômega 3 e gordura boa. A presença desses alimentos no cardápio está atrelada a menos mortes por doença cardiovascular, problemas respiratórios, pressão alta e obesidade.
Comer nozes todos os dias pode ajudar a combater o estresse, diz estudo. 07 de outubro de 2010 (Bibliomed). O consumo regular de nozes pode ajudar a reduzir o estresse, e seus efeitos negativos para a saúde cardiovascular, segundo recente estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Os problemas do excesso
“O selênio em excesso no organismo leva a intoxicação e pode aumentar a queda de cabelo, causar unhas quebradiças, fadiga, dermatite e alterações do esmalte dos dentes”, conta a nutricionista Mariana Catta-Preta, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa.
Porque os piscianos são tão especiais?
O que fazer para criança se adaptar na creche?
Qual é a desvantagens do plástico?
Quais os tipos de regime jurídico?
O que faz mudar a curva de demanda?
Qual a origem do Microagulhamento?
Quanto ganha um engenheiro da Boeing?
O que é considerado o fenômeno do decaimento?
Como podemos conceituar a temperatura?
É possível depositar cheque em caixa eletrônico?