Nas repúblicas parlamentaristas, o chefe de governo é nomeado pelo parlamento, por prazo determinado (geralmente com o título de Primeiro-Ministro).
O presidente escolhe o primeiro-ministro e o gabinete, mas deve ter o apoio da maioria parlamentar para a sua escolha. Para remover um primeiro-ministro ou todo o gabinete do poder, o presidente pode demiti-los ou a maioria parlamentar pode removê-los.
Desde a emenda número à Constituição de 1967, o presidente da República é eleito diretamente pelo povo. Caso nenhum dos candidatos a presidente obtenha maioria absoluta na primeira votação, realiza-se o segundo turno, em que só poderão concorrer os dois candidatos mais votados no primeiro.
A França é uma república democrática semi-presidencialista. O Presidente é eleito por sufrágio direto e universal. Existem duas assembleias eleitas, o Sénat e a Assembleia Nacional.
Desta forma, o rei ou presidente não tem grandes responsabilidades políticas e a função administrativa fica a cargo do parlamento. Os parlamentares, que são eleitos pelo povo, nomeia um primeiro ministro como chefe do governo (premiê, chanceler) e o primeiro ministro, por sua vez, indica seus conselheiros e secretários.
No primeiro caso, o parlamentarismo entrou em vigor em 1847 e foi até 1889. O sistema foi adotado por Dom Pedro II como forma de enfrentar as crises políticas por que passava o país. Em 1889, houve a proclamação da república e o país adota o sistema presidencialista de governo.
Em monarquias parlamentaristas, o primeiro ministro (chanceler ou presidente do governo) também tem como função coordenar e administrar os negócios do governo juntamente com os ministros escolhidos por ele. O chefe de Estado não possui grandes poderes políticos nem na república (presidente) nem na monarquia (rei ou monarca).
Alemanha: república parlamentarista. O chefe de Estado é um presidente, mas ele não é eleito pelo voto popular. A Assembleia Nacional (Bundesversammlung) tem a única função de apontar o ocupante desse cargo. Na prática, o presidente tem funções simbólicas. O chefe de governo é chanceler federal, indicado pelo presidente.
Como funciona o transporte dutoviário?
Quanto tempo posso ficar com aplique no cabelo?
Quando a EBSERH vai chamar os concursados?
Como ativar a função hiperlink no Excel?
Como funciona a função dia da semana?
Como a ibogaína age no cérebro?
O que precisa para abrir um hemocentro?
Como ganhar 5GB de bônus na Claro?
Como montar um hambúrguer artesanal passo a passo?
Como usar a função se junto com PROCV?
Como construir um gráfico de temperatura?
Como funciona um braço robótico?
Qual a diferença entre a função Arred E a INT?
Como fazer um esquema tático de futebol?