Ao que tudo indica, os eupátridas compunham a classe governante e única nobreza reconhecida, os geomori representando todos os habitantes, indivíduos ordinários da cidade, de todas as classes, e os demiurgi eram os artesãos e comerciantes em geral.
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C..
Os eupátridas, em Atenas (na Grécia Antiga), eram aqueles considerados bem nascidos (eu = Bom, pátrida = parido), ou seja, filhos da elite. Formavam a aristocracia governante da pólis (cidade). Eram os proprietários de terras e escravos.
Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; ... Não possuíam direito à participação política.
Em 600 a.C., Atenas, a principal cidade grega, encontrava-se dividida. Os eupátridas, como eram chamados os aristocratas, subjugavam os agricultores com empréstimos impagáveis. Encurralados, os pequenos proprietários perdiam suas terras e viravam escravos. Muitos deles chegaram a ser enviados à África.
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A ágora era uma praça pública onde ocorria as reuniões dos cidadãos das cidades-estado da Grécia Antiga. A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.
Os metecos, conforme eram conhecidos os estrangeiros, atingiram no século V a. C. o número de 20 000 em Atenas e não possuíam os mesmos direitos que eram inerentes aos cidadãos.
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