Florence Nightingale (Florença/Itália, 12 de maio de 1820-Londres, 13 de agosto de 1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna.
A criadora da enfermagem moderna seguiu ativa pelo resto da vida e recebeu muitas honrarias. Florence Nightingale morreu no dia 13 de agosto de 1910, aos 90 anos de idade.
No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.
No século XVIII, frei Fabiano de Cristo exerceu atividades de enfermeiro, durante 40 anos no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro.
Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação.
16 curiosidades que você vai gostar
Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o ...
A Teoria Ambientalista é uma teoria desenvolvida por Florence Nightingale em sua participação na Guerra da Crimeia em 1854. Sua teoria tinha como foco o meio ambiente relatando que todas condições do meio podem influenciar o processo de saúde.
Profissionais celebram os 200 anos de seu nascimento. Seu nome é sinônimo de atenção e cuidados: Florence Nightingale (Florença, 1820 – Londres, 1910) foi a primeira enfermeira profissional da história.
Introdução: Na Antiguidade, homens cuidavam dos doentes em períodos de guerras ou eram religiosos movidos pela devoção e caridade. Após a profissionalização da Enfermagem, esta se torna predominantemente exercida por mulheres e se mantém até os dias atuais. O homem retorna à profissão devido à força...
Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão. O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.
No Brasil, a história da Enfermagem pode ser divididas em três períodos: A organização da Enfermagem: do período colonial ao final do século XIX. O desenvolvimento da Enfermagem: do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial. Enfermagem Moderna: do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.
No Brasil a enfermagem passa a ser profissão a partir da Lei 2.604, de 17 de setembro de 1955, que regula o Exercício da Enfermagem Profissional no país. Desde essa época muitos avanços e conquistas foram somados ao exercício da profissão (PORTAL COFEN, 2013).
Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes-médicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, água pura mineral.
A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Ana Neri como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.
Nascida em 1820 em Florença, na Itália, Florence Nightingale foi pioneira no tratamento de feridos em batalhas e é considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Seus esforços e estudos são até hoje praticados na assistência aos pacientes em todo o mundo.
A enfermagem, por ser uma profissão de predomínio femi- nino, confere à mulher a oportunidade de gerenciar, não sendo comuns em nossos meios profissionais questionamentos sobre a capacidade administrativa das mulheres nesta área. Historicamente, as mulheres são responsáveis pelo cuida- do.
A mulher da área de enfermagem valoriza sua profissão acreditando que facilita no seu relacionamento familiar, bem como na tomada de decisões em caso de adoecimentos. Sente-se mais preparada para o próprio cuidado com os filhos, a partir de sua experiência profissional, principalmente se atua na área materno-infantil.
A Escola Anna Nery teve início com a vinda ao Brasil da enfermeira considerada a introdutora da "enfermagem moderna" no país, nos moldes da que existia nos Estados Unidos e Inglaterra. Trata-se de Ethel Parsons, que se tornaria diretora-geral do Serviço de Enfermeiras de Saúde Pública.
Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, foi a pioneira da enfermagem no Brasil, nascida em Cachoeira (BA) em dezembro de 1814. Em sua homenagem foi criada, em 1923, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão que leva seu nome.
Esta escola, que é de fato a primeira escola de Enfermagem brasileira, foi criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890, e denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo à Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO.
Apontada na história como a heroína brasileira, Anna Justina Ferreira Nery foi responsável por prestar serviços voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) em hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá.
Tais princípios de práticas de higiene ajudaram a transformar os conceitos de saúde pública. Florence valorizou a importância de ambientes benéficos para a saúde mental e física; acreditava que pacientes tinham menos chances de melhorar se ficassem deprimidos ou desesperados.
Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.
Madeleine Leininger, com sua Teoria Transcultural, propõe uma visão de mundo que permite ao enfermeiro planejar junto com a cliente os cuidados, preservando as características culturais diversas e/ou comuns do grupo ao qual pertence.
Qual a importância da tolerância dimensional?
Qual cor transmite alegria e euforia?
Como fazer o chá da laranja amarga para emagrecer?
Como tirar coágulo de sangue do dente?
Quais são os piores gases poluentes?
O que significa CPF irregular na Receita Federal?
Quais os níveis de escrita alfabética?
Quais as doenças que entram no PcD?
Quem não se inscreveu no Sisu?
Qual a quantidade ideal de carne por dia?