O nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, se aposentou do esporte nesta quarta-feira (1º), aos 33 anos, após terminar em quarto lugar nos 50 metros livres da categoria intermediária na Paralimpíada de Tóquio.
Com 27 medalhas em quatro edições dos Jogos Paralímpicos (e outras 33 em Parapanamericanos), o nadador deixa seu nome marcado na história do esporte mundial. Daniel Dias: o maior atleta paralímpico do Brasil. Daniel Dias tem uma má-formação congênita dos membros superiores, perna direita e pé esquerdo.
A maior atleta paralímpica da história é a nadadora americana Trischa Zorn, com impressionantes 41 ouros e 55 medalhas entre 1980 e 2004.
Ouros brasileiros
O atletismo é a modalidade com maior número de ouros em paralimpíadas, seguido pela natação. Daniel Dias, da natação, é o maior medalhista com 14 ouros.
Confira a seguir os maiores medalhistas de ouro do Brasil até agora.Daniel Dias | Natação - 14 ouros. ... André Brasil | Natação - 7 ouros. ... Clodoaldo Silva | Natação - 6 ouros. ... Luiz Cláudio Pereira | Atletismo - 6 ouros. ... Ádria Santos | Atletismo - 4 ouros. ... Antônio Tenório | Judô - 4 ouros. ... Dirceu Pinto | Bocha - 4 ouros.
32 curiosidades que você vai gostar
O Comitê Paralímpico Brasileiro elegeu nesta quarta-feira os melhores atletas da temporada passada, com 10 troféus distribuídos para as mais diversas modalidades. O Prêmio Paralímpicos 2021 consagrou Carol Santiago e Yeltsin Jacques.
Gabriel Araújo (Natação)Gabriel Bandeira (Natação)Beth Gomes (Atletismo)Yeltsin Jacques (Atletismo)Petrúcio Ferreira (Atletismo)Raimundo Nonato (futebol de 5)Josemarcio "Parazinho" Sousa (goalball)
Agora, o Brasil soma 101 medalhas de ouro, 123 de prata e 119 de bronze em toda a história dos Jogos Paralímpicos.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio foram encerrados neste domingo (5), com a melhor participação do Brasil na história. Foram 22 medalhas douradas, uma a mais do que o recorde anterior de 2012. Considerando todos os tipos de medalhas, o país igualou a marca obtida no Rio, em 2016, com 72 pódios.
É possível constatar, a partir dos dados na tabela 1, que o Brasil se destaca no Atletismo, contabilizando 142 medalhas em Jogos Paralímpicos, das quais 40 são de ouro, 61 são de prata e 41 são de bronze.
Ele não é chamado de "Michael Phelps das Paralimpíadas" à toa. Aos 33 anos, o nadador Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico do Brasil.
Ludwig Guttmann, fundador do movimento paralímpico.
Nas águas japonesas, Daniel Dias encerrou sua brilhante carreira, aos 33 anos de idade, com um quarto lugar na prova dos 50 metros livre da classe S5. Nas Paralimpíadas de Tóquio, o lendário nadador conquistou três medalhas de bronze e agora é dono de 27 medalhas paralímpicas - o maior medalhista da história do Brasil.
O Brasil competiu em Tóquio com a maior delegação em Jogos Paralímpicos no exterior. Foram 259 atletas, incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro. Desse total, 236 são atletas titulares, dos quais 226 (95,7%) integram o Bolsa Atleta.
O Brasil teve o melhor desempenho do País na história dos Jogos. Foram 72 medalhas no total, igualando o recorde obtido no Rio de Janeiro, em 2016, mas com um número bem superior de ouros. As 22 medalhas douradas no Japão superaram as 21 de Londres-2012, maior marca até então.
A participação do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se encerrou na madrugada deste domingo (08) com duas medalha de prata conquistadas. ... Com esses dois pódios confirmados, o Brasil encerrou as Olimpíadas na 12º colocação no quadro de medalhas, a melhor posição de toda história do país.
Brasil encerra sua melhor campanha nas Paralimpíadas com 72 medalhas - 05/09/2021 - Esporte - Folha.
Medalhas do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio
Ao todo, foram 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze nas mais diferentes modalidades da competição em 2021. O esporte paralímpico vencedor no quesito medalhas é o atletismo, com 28 ao todo.
Quatro atletas foram ouro no Mundial de Londres, em 2019, e três foram prata, garantindo vaga nas Paralimpíadas.
...
Atletas-guias:Anderson Machado.Carlos Antônio.Cleiton Cezário.Eriton de Aquino.Felipe Veloso.Gabriel Aparecido.Guilherme Ademilson.Jackson Cesar.
Coube a Luiz Carlos da Costa a primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Ele conquistou a prata nos Jogos Paralímpicos de Verão de 1976, e, Toronto na prova do lawn bowls, esporte semelhante à bocha que é jogado na grama.
O primeiro herói paraolímpico
Luiz Cláudio Pereira foi o primeiro grande atleta paraolímpico do Brasil. Depois de conquistar 4 medalhas (2 de ouro e 2 de prata) nos Jogos de Nova York e Stoke Mandeville, em 1984, ele entrou de vez para a história em Seul-1988.
Esses são os maiores medalhistas da história das Olimpíadas- Michael Phelps (Natação, Estados Unidos da América): 28 medalhas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. ... - Larisa Latynina (Ginástica, União Soviética): 18 medalhas, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.
Superestrela da natação Michael Phelps ultrapassa compatriota Mark Spitz e alcança o maior número de medalhas de ouro numa única Olimpíada.
Guttmann é o “pai” dos Jogos Paralímpicos, assim como Pierre de Frédy (ou o Barão de Coubertin) é considerado o criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Para que serve a serra circular de bancada?
Como trabalhar a vogal u na educação infantil?
Como tirar reservista com mais de 40 anos?
Como tirar o cheiro de queimado do frango?
Como trabalhar cores com berçário?
O que é bom para tirar o cheiro de ovo no cabelo?
Como tirar o caroço da ameixa seca com facilidade?
Como organizar a gestão de uma empresa?
O que preciso para trabalhar com madeira?
Como usar o certificado digital no Windows 10?
Qual pergunta se faz ao verbo transitivo direto?
Como é o nome do pisca alerta?
Estou no plantão ou de plantão?
Qual Canal passa MasterChef 2021?