Quem é o garante no direito penal?

Pergunta de Camila Maia de Cruz em 31-05-2022
(74 votos)

13 do Código Penal, sendo a omissão penalmente relevante quando o omitente podia e devia agir para evitar o resultado. Nesse sentido o garantidor é aquela pessoa que tem por obrigação o dever de cuidado e vigilância do bem jurídico tutelado por ele.

Quem é o garantidor no direito penal?

O Garantidor no Código Penal Brasileiro

13 do Código Penal revela a posição de garante, ou seja, daquela pessoa que, por força de um dever jurídico, assumiu a responsabilidade de garantir a não ocorrência do resultado danoso.


Quais os três casos que tornam um agente em Garantidor?

Assim, importante salientar que o garantidor não responde por ter causado o crime, mas por não impedi-lo, podendo fazê-lo. Serão necessários, contudo, a presença de alguns pressupostos, conforme elenca Cezar Bitencourt: a) poder agir; b) evitabilidade do resultado e c) dever de impedir o resultado.

Quem tem o dever de agir?

O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

O que é crime próprio ou impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

Omissão Própria e Imprópria (Facilitando o Direito Penal)


43 curiosidades que você vai gostar

Quais são os crimes próprios?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.

Qual a diferença de roubo próprio é impróprio?

Roubo Próprio: É aquele em que o emprego da violência ou grave ameaça é empregado antes, ou durante a subtração do bem. Roubo Impróprio: É aquele em que o emprego da violência ou grave ameaça é empregado depois da subtração.

O que é dever de agir?

Dever de agir GENÉRICO (abstrato ou amplo) – é aquele que, em tese, é imputado a todos os membros da coletividade em decorrência da existência de um dispositivo normativo. Não se presume nenhuma característica específica do omitente. Ex: Omissão de socorro, previsto no art. 135 do Código Penal).

Quem tem o dever de garante?

Nesse sentido o garantidor é aquela pessoa que tem por obrigação o dever de cuidado e vigilância do bem jurídico tutelado por ele. ... Existe o número crescentes de garantidores, sendo assim o trabalho oferecerá um referencial para essas pessoas, para que não sofram injustiças realizando a sua atividade fim.



Outras questões

Qual é a melhor versão do Android?

Quais são os 23 pares de cromossomos?

O que é a graduação alcoólica?

Como excluir um curso no app do duolingo?

Quais os benefícios das técnicas de relaxamento de relaxamento para a saúde corporal?

Quais são os cortes do contrafilé?

Quem são os filhos de Mestre Bimba?

Como fazer pesquisa por foto no google?

É preciso entender que a apropriação cultural se configura?

Pode se congelar batata crua?

Qual a pena de culpa consciente?

Quantos e quais são os aminoácidos essenciais?

Quais são os pilares do planejamento?

Qual vitamina tomar antes do treino?

Quais as principais diferenças do basquetebol e basquetebol 3x3?

Por que cancelaram Pepe Le Pew?

Como digitar Conta Caixa?

O que usar para amaciar couro ressecado?

Como saber o grau da hemorroida?

O que diz o Salmo 94?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com