Irapuã: antagonista e chefe da tribo tabajaras; Caubi: irmão de Iracema; Araquém: pajé da tribo tabajaras; Moacir: filho miscigenado de Martim e Iracema.
IRACEMA – “virgem dos lábios de mel”, jovem índia tabajara que guarda o segredo da jurema, uma planta alucinógena. POTI – guerreiro pitiguara, amigo de Martim. ARAQUÉM – pai de Iracema e pajé da tribo tabajara. CAUBI – valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema.
Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. ... A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da jandaia”.
Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra "Iracema" é um anagrama de "América".
A história é narrada em terceira pessoa, ou seja, possui um narrador externo onisciente. A narrativa não é linear. O primeiro capítulo mostra a conclusão da história, com o Martim partindo da costa cearense levando consigo o filho que tivera.
41 curiosidades que você vai gostar
Iracema é uma obra do escritor romântico cearense José de Alencar. Publicada em 1865, trata-se de um romance indianista, com presença de elementos indígenas, mitológicos e históricos. ... Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”.
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.
IRAPUÃ - chefe dos tabajaras; apaixonado por Iracema.
Na espera para o dia da festa, Iracema e Martim ficaram juntos e Tupã perdeu sua virgem. Chegado o dia da fuga, Iracema os acompanhou, mas quando já estavam fora das terras dos tabajaras a índia declarou que não podia se separar do estrangeiro e seguir com ele.
Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.
Iracema apresenta uma espécie de conciliação entre o branco e o índio, na medida em que romantiza a dominação de um povo pelo outro. ... A própria construção do personagem Iracema é feita a partir da natureza, de comparações com elementos da fauna e da flora americana , em geral brasileira e mais especificamente do Ceará.
O filho dos protagonistas, Moacir, representa o início da raça brasileira, analisa o professor. Ele explica que Iracema é um romance alegórico, cheio de simbologias. Martim, o branco, significa a cultura. ... “Essa mistura dá a raça brasileira”, interpreta Couto.
Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. Iracema pertence ao povo tabajara e é a filha virgem do pajé. Martim é aliado dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras, e está perdido em território inimigo.
a) Batuiretê é avô dos guerreiros pitiguaras Jacaúna e Poti, aliados do português Martim. É um velho índio muito sábio e respeitado, que, quando jovem, foi um excelente guerreiro e expulsou os inimigos tabajaras para o sertão do Ceará.
Confira abaixo os principais personagens da obra:Augusto: estudante de medicina que se apaixona por Carolina.Leopoldo: estudante de medicina.Fabrício: estudante de medicina.Filipe: estudante de medicina e irmão de Carolina.D. Carolina: irmã de Filipe.D. ... Joana: prima de Filipe.Joaquina: Prima de Felipe.
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
Uma guerra da tribo de Martim leva-o junto para longe, levando Poti consigo. Ao voltar da guerra, a saudade de sua terra natal domina Martim, levando seu pensamento para longe de Iracema. ... Quando Martim retorna da guerra, conhece seu filho, que é chamado de Moacir. Logo em seguida, Iracema morre em profunda solidão.
2) Martim - o seu nome na língua indígena significa "filho de guerreiro". ... Corajoso, valente, audaz, representa bem o branco conquistador, que se impôs aos índios na colonização do Brasil. 3) Araquém - pai de Iracema, pajé da tribo tabajara, tinha os olhos cavos e rugas profundas, compridos e raros cabelos brancos.
Martin, um jovem guerreiro português, é ferido por uma índia ao andar só por entre as matas. Essa índia é a jovem guerreira tabajara Iracema, virgem consagrada a Tupã e que continha o segredo da jurema: a preparação de um licor que provocava êxtase nos índios tabajaras.
Vale lembrar, que na narrativa, Iracema se entrega a Martim sem que ele saiba, pois ele estava sob efeito da bebida de Tupã. Nestes termos, o índio passa a ser visto como um ser astucioso e que precisa ser dominado.
Primeira geração romântica. A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.
A temática indianista representou um movimento de nacionalismo cultural apoiado na ideia de exaltação do homem primitivo e que gerou ideias importantes para se pensar a literatura brasileira, numa época pós-independência, em que se buscava uma identidade nacional.
A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX. ... O Romantismo foi um importante movimento cultural e estético que revolucionou as bases da arte no século XVIII e XIX.
Principais CaracterísticasNacionalismo.Estética nativista.Exaltação da natureza.Idealização do índio como figura nacional, europeizado e quase medieval.Temas históricos.Resgate de lendas.Contato do índio com o europeu colonizador.
A narrativa inicia-se em 1608, quando Martim Soares Moreno é indicado para regularizar a colonização da região que mais tarde seria conhecida como Ceará. José de Alencar era leitor assíduo de Walter Scott, criador do romance histórico, e foi influenciado por esse escritor.
Qual é a diferença entre polietileno e polipropileno?
Qual é o show mais caro do mundo?
Como definir indicadores operacionais?
Pode fazer relação no final da menstruação?
Quem vai ser o novo Capitão América?
Como é feita uma intimação judicial?
O que é preciso para fazer o desmembramento de um terreno?
Quanto ganha um cozinheiro na Inglaterra?
Quais são as principais formas de comunicação?
Como contabilizar amortização de marcas e patentes?
O que é tempo e espaço na dança?
O que aconteceu de importante no Brasil?
Quanto tempo fecha o furo da boca?
Qual é a diferença entre o microscópio óptico e eletrônico?