Afinal, o que é Macumba? No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”.
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. ... Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como “macumba”.
Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé. Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra "macumba" descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco.
Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
42 curiosidades que você vai gostar
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. ... A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Alguns termos e rituais comumente mencionados:Giras, é como são chamadas as sessões onde se reúnem os espíritos de várias categorias, as giras podem ser festivas, de trabalho ou de treinamento.Bater cabeça, é como é chamado o ato de prostração, a reverência dada ao chefe do terreiro, por exemplo.
A gira é um ritual da umbanda para realização de trabalhos espirituais por meio de médiuns incorporando entidades. Na abertura são entoados cantos, saudações e defumação do ambiente. Os médiuns ficam de um lado do terreiro enquanto assistentes e visitantes ficam de outro.
Por exemplo:pessoas ficando doentes ao seu redor ou até mesmo vocêplantas morrendo em casa.aparelhos eletrônicos danificados.dor de cabeça ou em alguma parte do corpo sem motivo.desânimo.sensação de ser observado o tempo todo.ver espíritos com frequência.você não consegue estabilidade emocional e financeira.
No candomblé, como nas religiões tradicionais africanas, acredita-se em um Deus Supremo que criou o mundo, chamado Olorum (tradição nagô), Mawu (tradição jeje) ou Zambi (tradição angola).
O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.
A ideia é que aquela “macumba” (oferenda) tem um dono e se você mexer nela ele vai te pegar. Ou, “Exu vai te pegar”, pois Exu acaba pagando o pato para quem nada conhece.
O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
É preciso compreender que a pessoa nunca faz nada sem que outros seres façam parte daquilo, pois, como salientam no terreiro, nunca estamos sozinhos no mundo. O aprontamento na Umbanda é realizado com ervas e a pessoa fica 24 horas no chão.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
* Por meio de cursos relativos a Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda. Porém, esses cursos devem ser de conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem diversas pessoas que usam do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de médiuns que buscam o conhecimento.
Dica 3 – Postura dentro do Terreiro
Este local não acomoda conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da Gira: o encontro com o divino e sua manifestação na Umbanda por meio da incorporação mediúnica de Guias e Orixás.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
Existem análises que utilizam dos signos, data de nascimento ou numerologia para relacionar pessoas e orixás. O que essas analises podem fazer é remeter aspectos de sua personalidade que se assemelham à algum desses espíritos de luz, no entanto, não é possível afirmar que eles serão certamente os seus orixás guias.
Orixá de cada signoOgum - Áries (21/3 a 20/4)Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)Ibejis - Gêmeos (21/5 a 20/6)Oxum - Câncer (21/6 a 21/7)Xangô - Leão (22/7 a 22/8)Obaluaiê - Virgem (23/8 a 22/9)Oxumaré - Libra (23/9 a 22/10)Nanã - Escorpião (23/10 a 21/11)
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