A berne em humanos, também chamada de miíase furuncular ou furunculosa, é uma doença infecciosa causada pela mosca da espécie Dermatobium hominis, que possui cor cinza, faixas pretas no tórax e barriga de cor azul metálica.
O surgimento do berne em humanos ocorre através do depósito de ovos da mosca-varejeira na pele e em feridas, ocasionando a formação de larvas na área afetada. Embora possa ocorrer em pessoas, o berne é mais comum em animais, como gatos, cachorros, cavalos e vacas.
Se o parasita morrer, o sistema imunológico vai reagir a esse corpo estranho e, nesse caso, também pode causar inflamação intensa. Carlos diz que o uso de medicamentos para berne não é recomendável porque “se a larva morre dentro da pele, gera uma inflamação que pode infeccionar”.
Algumas formas caseiras para tirar a berne consistem em tapar o orifício da pele onde está a larva, causando seu sufocamento.
...
As principais opções caseiras para tirar berne são:
Vaselina;
Toucinho ou bacon;
Esparadrapo;
Esmalte de unha.
O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.
23 curiosidades que você vai gostar
Uma das estratégias para matar e remover a larva é por meio de asfixia, em que deve-se colocar um esparadrapo no lugar em que a larva se encontra e deixar por cerca de 1 hora. Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia.
A ferida do berne costuma ser pequena, como um buraquinho na pele que elimina um pus ou mesmo uma secreção mais amarelada.
...
Entre outros sintomas do berne, podemos destacar:
dor intensa;
sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento;
coceira;
inchaço e mudança de cor no local do ferimento.
Deve ser administrado por via subcutânea, na dose de 200 µg de ivermectina por kg de massa corporal, equivalente a 1 ml do produto para cada 50 kg de massa corporal.
Assim, o mais recomendado é retirar as larvas com uma pinça e tomar o remédio antiparasitário, que será capaz de matar e eliminar as larvas em cerca de 24 horas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma pequena cirurgia para fazer um corte na pele e alargar o orifício, permitindo retirar a larva.
De modo geral, sonhar com berne significa que você anda neglicenciando alguns aspectos do seu dia-a-dia, principalmente os problemas subestimados. Tome cuidado com esse tipo de atitude, pois esses problemas que você ignora podem te surpreender algum dia, te deixando sem saber o que fazer.
Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.
“É uma zoodermatose comum em pessoas com lesões de pele, mucosa. A pele ou mucosa lesionada oferece ambiente propício para aderência dos ovos das moscas e posterior eclosão com saída de larvas (berne).
Na clínica, além da retirada completa da larva do berne em gato, o profissional poderá fazer a higienização da região. Por fim, é possível que seja prescrita uma pomada cicatrizante, para ajudar a fechar a ferida.
A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.
O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.
O tratamento é feito com o uso de remédios antiparasitários, principalmente Albendazol e Mebendazol, que pode ser em forma de comprimido ou pomada e têm como objetivo eliminar o parasita.
A Ivermectina é aprovada para uso humano no tratamento de infecções causadas por alguns vermes parasitas e piolhos além de doenças de pele como a rosácea.
Sintomas de Miíase
Sensação de ferroada na pele.
Coceira.
Vermelhidão na área afetada.
Sensação de movimento sob a pele.
A diferença entre elas é que são causadas por tipos de moscas diferentes. E, enquanto no berne cada orifício abriga apenas uma larva enorme, na bicheira são dezenas ou centenas de larvas desintegrando o tecido cutâneo e subcutâneo do animal ao mesmo tempo.
A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.
Durante a consulta, o veterinário saberá diagnosticar a miíase através do próprio exame clínico, ao observar a presença de um ou mais aumentos de volume subcutâneo firme e fistulado, além de feridas abertas com odor característico. Em muitos casos, também é possível notar a presença de larvas nas lesões.
Antes de usar em Cães consulte sempre um médico veterinário. Evitar o uso em Gatos.
Envenenamento bacteriano: sintomas parecidos com a salmonela decorrentes da ingestão de larvas que tiveram contato com fezes ou material em decomposição. Reação alérgica: algumas pessoas podem ter alergia às larvas e apresentar sintomas respiratórios ou asmáticos.
Quais as vantagens de se trabalhar com Design Thinking?
Onde na Bíblia diz que Deus capacita os escolhidos?
Quais são os 3 passos iniciais da pesquisa científica?
Qual o melhor horário para tomar extrato de própolis?
Quais articulações são mais acometidas pelas dorts?
Qual a principal atividade que os latinos praticavam?
Quais são as metas da primeira versão do PN?
O que pode dificultar a cicatrização?
Como começar um texto dissertativo-argumentativo exemplos?
Quais são as penas principais?