Após quatro décadas como professor de Jiu-Jitsu e uma vida inteira dedicada às artes marciais, Rickson Gracie alcançou a honraria máxima no nosso esporte: o título de grande mestre. A graduação rolou na noite dessa quinta-feira, dia 6, durante seminário de Rickson em Las Vegas.
Mestre de Jiu Jitsu
O título de mestre é reconhecido aos dedicados e entusiastas que se dedicaram a 30 anos de faixa preta. Para ser mestre de jiu jitsu o atleta dedicou sua vida aos tatames e por merecimento passa a ser chamado de mestre.
Décimo Grau na Faixa Preta do Jiu Jitsu
O decimo grau é reservado apenas para os pioneiros do jiu jitsu, os 5 irmãos Gracie.
Campeã, Yvone começou a pavimentar seu caminho no esporte. Cinco anos depois, ela se tornou a primeira mulher, de acordo com os registros da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu, a conseguir a faixa preta. "A nossa academia tinha um espaço legal pra gente e sempre foi muito democrática.
Da roxa para a marrom, é preciso no mínimo mais um ano e meio de treinos e competições. Para passar da faixa marrom para a preta, é necessário mais um ano, pelo menos. Vale lembrar que esse é o tempo mínimo necessário, de acordo com a Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro.
28 curiosidades que você vai gostar
A faixa verde e amarela não é uma faixa de graduação, ela é uma faixa usada para diferenciar atletas em uma luta e facilitar para o mesário e para a platéia a identificação dos pontos e punições assinaladas pelo árbitro.
Yvone Magalhães Duarte, nascida a 26 de agosto de 1963, é a primeira mulher faixa-preta de que o mundo do Jiu-Jitsu tem notícias. Foi graduada por mestre Osvaldo Alves, em outubro de 1990. Yvone Duarte treina Jiu-Jitsu desde 1978, quando estava com 14 anos.
Faixa Coral (ou Vermelho e Preta)
Após 31 anos de Faixa Preta o praticante estará apto a utilizar a Faixa Coral, isso porque, ele permanecerá 24 anos até receber o sexto grau e demorará mais 7 para receber o sétimo grau que corresponde a Faixa Coral!
A faixa vermelha de Jiu Jitsu é a maior graduação que um atleta pode chegar dentro da arte suave, e se segundo o Sistema de Graduação da CBJJ (temos um post especial neste link), demora mais de 55 anos de treinamento para um atleta ser condecorado Faixa Vermelha.
De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.
Faixa Azul: Esta é a cor do céu e para onde todos os seres em desenvolvimento crescem, mesmo que jamais o alcancem. É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade.
No judô, os graduados de primeiro a quinto dan, utilizam a faixa preta e são cognominados yudansha. Entre sexto e oitavo dan, os judocas utilizam a faixa coral (sequência das cores vermelha e branca), e recebem o nome de kodansha.
Para o registro da faixa se exige : Que a mesma tenha sido outorgada por um professor 3.o grau, com registro na Confederação ou na Federação do Estado do atleta. Preenchimento integral e assinatura do professor na ficha de solicitação. Comprovação e cumprimento nos tempos de carência das faixas anteriores.
Respeito, é um dos maiores princípios pregados no ensino de diferentes artes marciais, seja no tratamento dado ao aluno até o mais graduado presente no tatame, levando também para a vida fora do esporte. Por isso, quando se trata de um faixa preta, é comum vermos alunos o chamando de "mestre".
HÉLIO GRACIE
O primeiro registro do uso da palavra "jiu-jitsu" ocorreu em 1532, e foi cunhado por Hisamori Tenenuchi, quando ele, oficialmente, criou a primeira escola de jiu-jítsu no Japão.
c) Saber a ordem das faixas no Judô: 1 – Kyû (graus inferiores) – Básicos (Branca, Branca/Cinza, Cinza, Cinza/Azul, Azul, Azul/Amarela, Amarela, Amarela/Laranja), - Intermediários (Laranja, Verde, Roxa e Marrom). 10º grau).
As graduações são divididas em Dangai (que vai da faixa branca até a marrom, passando pela cinza, azul, amarela, laranja, verde e roxa), Yudansha (preta) e Kodansha (alta graduação). São cinco graduações de faixa preta, do 1º ao 5º dan (grau).
AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
A Faixa Preta de Jiu Jitsu, é a 5ª faixa na escala de graduação do Jiu Jitsu, quando se trata do recebimento e sequencia a partir dos 16 anos ou mais e para quem já pratica desde a infância ela é a 9ª faixa a ser alcançada. A Faixa Preta de Jiu Jitsu vem revestida de toda uma história e reconhecimento.
Expressão que se refere ao traficante e seus aliados; o dono da boca do morro e os comparsas. Toda favela tem o faixa preta assim.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou no aniversário de 468 anos de São Paulo, na terça (25), a Faixa Azul, destinada a passagem de motos na Avenida 23 de Maio, num trecho entre a Praça da Bandeira até o Complexo Viário João Jorge Saad (sentido Aeroporto).
Qual é o clima predominante em grande parte do litoral brasileiro?
Quais as formas de contaminação do trabalhador por produtos químicos?
Qual tratamento para nervo ulnar?
Quando um condutor percorrido por corrente elétrica cria na região próxima a ele um campo magnético?
Quanto tempo dura um barril de chopp aberto?
Como remover impermeabilizante à base de água?
Quem é o chefe de Estado no sistema parlamentarista?
Porque filme de terror é ruim?
Qual é o sinônimo de otimismo?
Quanto tempo tem o visto de estudante?
Qual valor da multa por fazer gato na luz?
Como tirar nova carteira de trabalho?
Qual o direito da esposa traída?
Como funciona o processo de triangulação?
Como saber se meu endereço é comercial?