Quem deve reter imposto de renda na fonte?

Pergunta de Artur Gonçalo Faria em 30-05-2022
(36 votos)

A fonte pagadora, no pagamento de salário, indenização sujeita à tributação, ordenado, vencimento, comissões, soldo, pro labore e outras remunerações (inclusive aluguéis), deverá reter o respectivo imposto de renda na fonte, conforme a tabela vigente.

Quem deve reter imposto de renda?

O Imposto de Renda Retido na Fonte pode ser cobrado de qualquer pessoa física e jurídica, contando que esse contribuinte receba um salário acima do teto estipulado pela Receita Federal. Essa cobrança é feita mensalmente e direto da folha de pagamento do colaborador.


O que está sujeito a retenção na fonte?

O Imposto Retido na Fonte é uma obrigação tributária em que a pessoa jurídica, ou equiparada, está obrigada a reter, do beneficiário da renda, o imposto correspondente. A retenção na fonte é, na verdade, a antecipação de uma parte dos valores de impostos que devem ser pagos pela empresa contratada.

Quando reter na fonte?

A retenção na fonte ocorre, principalmente, em casos de substituição tributária. Dessa forma, no que diz respeito às empresas, ela afeta impostos como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Programa de Integração Social (PIS). Além desse, também são afetados: Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);

Quais são os impostos retidos na fonte?

Quais são os impostos retidos na fonte?Impostos Federais: IRRF (Imposto de Renda Retido Na Fonte) CSRF (Contribuições Sociais Retidas Na Fonte): CSLL, PIS e COFINS. ... Impostos Municipais: ISS (Imposto Sobre Serviços também chamado de ISSQN – Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza)

Imposto de Renda retido na fonte: você sabe o que significa?


34 curiosidades que você vai gostar

Quais impostos podem ser retidos no Simples Nacional?

Simples Nacional: No que consiste a retenção na fonte?Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

Quando reter PIS COFINS e CSLL na fonte?

De acordo com a legislação, a retenção do PIS, COFINS, CSLL e IRPJ deve ocorrer quando valor da nota fiscal for superior a R$ 215,05 (de acordo com a Lei nº 13.137/2015). Cada um dos tributos possui uma alíquota base, mas algumas variam conforme a atividade da empresa.

O que é pagamento retenção na fonte?

O chamado Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Essa retenção de valores acontece nos casos de pagamentos de trabalho assalariado e não assalariado, de serviços entre pessoas jurídicas, de rendimentos de aluguéis e royalties e de rendimentos originados por investimentos.

O que acontece se não fizer retenção na fonte?

A falta dessa retenção implica no recolhimento do valor que deixou de ser descontado, com os devidos acréscimos legais, não havendo reajustamento da base de cálculo (como ocorre com o IRRF) por ausência de previsão legal.



Outras questões

Como limpar capa do violão?

Como remover oxidação em conectores?

Como ligar um interruptor em um LED?

Como ligar um som automotivo em uma fonte de computador?

Como fazer uma tomada a partir de um ponto de luz?

Como limpar Blender brush Pen?

Como limpar pia suja de cimento?

Pode jogar soda cáustica na caixa de gordura?

Como polir a aliança com pasta de dente?

Como lavar filtro?

Como limpar Layer no CAD?

O que passar na tela da televisão para limpar?

Como se escreve o nome Alan em inglês?

Como acontece o escoamento da água em áreas rurais e nas áreas urbanas?

Quando se dá o fim da personalidade?

O que é ética no design?

Qual a função do MHC Classe 1?

Como o multiculturalismo é tratado no Brasil?

Porque o equilíbrio do corpo está relacionado ao sistema auditivo?

O que significa glicose 98 mg dL?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com