Nos núcleos urbanos, a impermeabilização dos solos com asfalto e concreto, a canalização dos cursos d'água, a urbanização desordenada e a insuficiência de áreas verdes potencializam o escoamento superficial, sem a infiltração no solo.
A drenagem em áreas rurais é a ação de re- moção do excesso de água dos solos, apli- cada na irrigação ou proveniente das chuvas, de forma a propiciar condições de aeração, estruturação e resistência.
O Plansab é o eixo central da ação do Governo Federal dentro do marco regulatório do setor e tem o papel articulador e orientador de esforços para atender às demandas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.
A diferença é a magnitude que o escoamento superficial se apresenta em cada ambiente. No meio urbano, esse efeito pode ser creditado principalmente pela elevada impermeabilização das áreas.
Para a distribuição de água no meio rural, usa-se o sistema com caixas d'água elevadas, que leva a água a diversos pontos da propriedade por meio da gravidade. A distribuição individual de água refere-se aos sistemas destinados a atender apenas a uma propriedade rural.
Este processo provoca alterações nos ambientes, tais como desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alteração da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes.
A Região mais abastecida por “poço ou nascente na propriedade” é a Norte (31,59% dos domicílios), e os Estados são Rondônia (56,78%) e Acre (39,28%).
3 soluções para melhorar o abastecimento de água na zona rural
E por último, mas não menos importante, o aspecto ambiental, que é a forma como são encaminhadas as águas de volta a rios, mares e bacias. Um ponto muito interessante é dizer que a falta de encaminhamento consciente dessas águas gera transtornos como a deterioração dos mananciais e a redução de água para população.
Comparando o escoamento natural das águas de chuva com o escoamento em áreas urbanas, nota-se que a urbanização promove maior vazão hídrica nas estruturas artificiais construídas pelas atividades humanas. armazenagem subterrânea, uma vez que, nas áreas urbanizadas, o ciclo hidrológico é alterado pelas atividades antrópicas.
Um ponto muito interessante é dizer que a falta de encaminhamento consciente dessas águas gera transtornos como a deterioração dos mananciais e a redução de água para população. Considerando as características da drenagem urbana podemos agrupar os elementos que compõe um sistema de drenagem urbana em: Pavimentos das ruas; Guias e sarjetas
Trata-se de um problema proveniente das precipitações que atingem áreas de infiltração limitadas ou áreas impermeáveis. Se considerado uma chuva intensa e constante o processo de escoamento fica inabilitado, causando inundações, enchentes e degradações no solo impermeável.