Quem deve figurar no polo passivo do incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

Pergunta de Kevin Tavares Gonçalves em 01-06-2022
(21 votos)

Existe ainda a previsão de ser requerida a desconsideração da personalidade na petição inicial, de forma que a parte autora deverá inserir no polo passivo tanto a pessoa jurídica, quanto o sócio a quem se buscar imputar o cumprimento da obrigação.

Quem é o réu no incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

Assim, na hipótese de o pedido de desconsideração da personalidade jurídica ser formulado na petição inicial, haverá um litisconsórcio facultativo passivo inicial formado entre a pessoa jurídica (sócio ou administrador) e o seu integrante, sem a necessidade de suspensão do processo (CPC, art.


Quem deve ser citado na desconsideração da personalidade jurídica?

Requerida a desconsideração da personalidade jurídica, o sócio ou o terceiro e a pessoa jurídica serão citados para, no prazo comum de quinze dias, se manifestar e requerer as provas cabíveis.

Qual a natureza do incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica tem natureza de intervenção de terceiros, já que “provoca o ingresso de um terceiro em juízo – para o qual se busca dirigir a responsabilidade patrimonial” (DIDIER, p. 514, 2015).

Quem pode ser atingido pela desconsideração?

Desconsideração da personalidade jurídica no Código Civil, no CDC e na legislação em geral. O art. 50 do Código Civil de 2002 expressa que podem ser afetados os bens “particulares dos administradores ou dos sócios da pessoa jurídica”.

NOVO CPC - INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E AMICUS CURIAE


40 curiosidades que você vai gostar

Como provar que houve confusão patrimonial?

Como provar a Confusão Patrimonial? A confusão patrimonial se caracteriza pelo uso da mesma máquina empresarial para a empresa e sócios, se aplicando muitos dos exemplos acima como prova, mas no caso, envolvendo igualmente o quadro societário. III - outros atos de descumprimento da autonomia patrimonial.

Quais as consequências da desconsideração da personalidade jurídica?

A consequência principal da despersonalização de pessoa jurídica é atingir o patrimônio dos sócios. Ainda que a dívida seja da empresa, eles serão responsáveis por satisfazê-la com seus recursos particulares. ... A desconsideração da personalidade jurídica se aplica às relações trabalhistas, como frisou a reforma.

Quais são as espécies ou modalidades de desconsideração da personalidade jurídica?

Espécies (ou variáveis) de Desconsideração

Como variáveis da teoria da desconsideração da personalidade jurídica propriamente dita, temos basicamente três espécies de teorias derivadas: a desconsideração inversa, a indireta e a expansiva.

Quais os tipos de desconsideração da personalidade jurídica?

Desconsideração Inversa, Indireta e Expansiva da Personalidade Jurídica.

O que é a desconsideração da personalidade jurídica?

(...) A desconsideração da pessoa jurídica consiste na possibilidade de se ignorar a personalidade jurídica autônoma da entidade moral para chamar à responsabilidade seus sócios ou administradores, quando utilizam-na com objetivos fraudulentos ou diversos daqueles para os quais foi constituída.

É preciso a citação pessoal dos sócios para que se possa desconsiderar a personalidade?

1. A aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica do devedor, de acordo com o Art. 50 do Código Civil, possui natureza de incidente processual, não sendo necessária a citação dos sócios da pessoa jurídica desconstituída, bastando a mera intimação para assegurar o contraditório e a ampla defesa.

O que diz o artigo 135 do CPC?

135. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias.

Como pedir desconsideração da personalidade jurídica na inicial?

914 do CPC), quando a desconsideração da personalidade jurídica é pedida no bojo da petição inicial de execução de título extrajudicial, nesse sentido “CITAÇÃO DA PARTE REQUERIDA PARA PAGAR O DÉBITO.

Quem pode instaurar incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo. ... O Ministério Público só pode requerer a instauração do incidente nas causas em que atuar, seja como parte, ou como fiscal da lei (hipóteses do art. 178).

Quando se incluir como réus de execução outras pessoas jurídicas de um mesmo grupo econômico?

É possível a inclusão de empresa integrante de grupo econômico no polo passivo da execução mesmo que não tenha participado do processo de conhecimento, por não se tratar de inclusão de terceiros na lide, mas sim de responsáveis solidários, nos termos do art. 2º , § 2º , da CLT .

Pode o juiz decretar de ofício a desconsideração da personalidade jurídica?

O artigo 50 do Código Civil não autoriza que o magistrado decrete, de ofício, a desconsideração da personalidade jurídica. O pedido sempre deve partir da parte ou do Ministério Público (nos feitos em que este tenha que intervir).

O que é desconsideração indireta e expansiva da personalidade jurídica?

A desconsideração indireta ocorre quando uma empresa controladora comete fraudes por meio da empresa controlada ou coligada. Já a desconsideração expansiva é aquela que atinge o patrimônio do sócio oculto da sociedade, quando há a utilização de "laranjas" para cometimento de ilícitos.

O que é teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica?

Prevista pelo artigo 28, parágrafo 5º, do Código de Defesa do Consumidor, a teoria menor de desconsideração da personalidade jurídica – segundo a qual poderá ser desconsiderada a personalidade quando ela for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao consumidor – não é aplicável ao gestor que ...

Que consequências advém do requerimento de instauração do incidente de desconsideração para processo?

O requerimento de instauração do incidente de desconsideração implica a suspensão do restante do processo (art. 134, § 2,º, do CPC/2015).

Qual a limitação da desconsideração da personalidade jurídica?

34. A personalidade jurídica do responsável por infração da ordem econômica poderá ser desconsiderada quando houver da parte deste abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Quanto a desconsideração da personalidade jurídica podemos afirmar que?

A desconsideração da personalidade jurídica é ato jurídico decorrente de decisão judicial que visa a atacar os bens dos sócios por obrigações de responsabilidade da sociedade. O que diferencia as pessoas das outras criaturas e objetos para o direito é a capacidade de contrair obrigações e exercer direitos.

Tem que pagar custas para efetivar a desconsideração da personalidade jurídica?

Neste passo, e por tudo o que expusemos supra, a desconsideração da personalidade jurídica requerida em caráter incidental (i) deve ter valor da causa, (ii) devem ser recolhidas custas e, via de consequência, deve existir (iii) condenação sucumbencial (custas e honorários sucumbenciais) da parte derrotada, ...

Como poderíamos resolver o problema dos sócios quando há confusão entre património da empresa é patrimônio pessoal?

O caminho sempre deve ser uma transferência para a conta pessoa física do sócio – de preferência uma transferência, porque assim o registro detalha quem foi o pagador e quem recebeu aquele pagamento.

Qual a diferença entre desvio de finalidade e confusão patrimonial?

"O desvio de finalidade é o uso intencional da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores para praticar atos ilícitos. Não é um erro, mas uma fraude, por ser intencional. A confusão patrimonial é a ausência de separação de fato entre patrimônios", diz.

É necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica?

Todavia, a insolvência ou a falência podem servir de parâmetros de reforço para a desconsideração”. Desse modo, atualmente prevalece o entendimento de que a demonstração da inexistência ou insuficiência de bens da pessoa jurídica não é condição para a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica.



Outras questões

Qual a pressão normal deitado?

O que trabalhar com traços sons cores e formas na educação infantil?

Quando a pessoa sonha e acontece?

Qual o papel das bactérias do gênero Rhizobium?

É seguro investir em CDI?

Quem é o pai de Jonathan Joestar?

Que são resíduos industriais?

Qual EP o Luffy morre?

Quais são os tipos de isomeria espacial?

Quais famosos moram na Urca?

O que é modalidade de pregão?

Como duplicar uma pasta no drive?

Qual a diferença entre arritmias supraventriculares e ventriculares?

Quanto tempo demora para aprender a tocar guitarra sozinho?

Quantos Volts tem 1 ampere?

Qual exame para saber se a imunidade está baixa?

Tem como comprar anestesia na farmácia?

Como limpar mousepad duro?

Como fica a picada de mamangava?

Quais as vantagens de ser intraempreendedor?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com