A palavra aromaterapia foi criada em 1920 por René-Maurice Gattefosse, químico francês especialista na área de cosmética. A palavra aromaterapia foi criada em 1920 por René-Maurice Gattefosse, químico francês especialista na área de cosmética.
A origem do termo "Aromaterapia" vem da década de 1930 na França, no livro do químico francês René-Maurice Gattefossé, para se referir ao uso terapêutico dos óleos essenciais. ... A enfermeira austríaca Marguerite Maury (1895-1967) é conhecida como a mão da aromaterapia.
O termo "Aromaterapia" foi utilizado pela primeira vez em 1928 pelo perfumista francês René Maurice Gattefossé.
Paracelsus, um alquimista do século XVI, usando vapor conseguiu isolar substâncias que continham o aroma da planta, sua alma, ou a quinta essência daquele ser. Daí o uso de essência e óleo essencial para se designar o conjunto de substâncias que o vapor extrai, mas, tal qual o óleo, não se mistura à água.
Os óleos essenciais são substâncias utilizadas muitas vezes como “armas de defesa” de plantas, são estes os responsáveis pelos aromas e odores de todas as espécies vegetais já conhecidas.
17 curiosidades que você vai gostar
Assim, eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente. ... As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos do nariz.
Durante as cruzadas, o conhecimento dos óleos aromáticos e perfumes difundiram-se para o leste e Arábia, o médico e filósofo árabe chamado Abu Ali al-Husayn Abdallah Ibn Sina, conhecido como Avicena, foi o primeiro a utilizar o processo de destilação com serpentina refrigerada para extrair o óleo essencial de rosas.
Há 3500 anos, na China, extraíam-se os óleos essenciais das plantas por maceração em óleos vegetais, para serem utilizados em massagens. No Egito Antigo as plantas aromáticas eram utilizadas em rituais espirituais.
Para que serve a aromaterapia? Na prática, a aromaterapia serve para ajudar a lidar com distúrbios — como insônia e ansiedade —, amenizar dores e desconfortos, e a induzir sensações relaxantes e até estimulantes. Para isso, é preciso saber escolher o óleo essencial que apresente os efeitos desejados.
A utilização de óleos essenciais e o conhecimento das suas propriedades curativas remonta às civilizações chinesas e egípcias, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina e cosmética. A partir da extracção de óleos essenciais de plantas aromáticas, os egípcios faziam pomadas verdadeiramente milagrosas.
O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos. Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais.
Fundada em 2008 no estado de Utah, nos Estados Unidos, a doTERRA, termo latino que significa "Dádiva da Terra", nasceu com a missão de compartilhar óleos essenciais de pureza garantida com o mundo. ... Óleos essenciais são compostos aromáticos naturais encontrados nas plantas.
Entre seus muitos benefícios, os feitos terapêuticos da Aromaterapia podem auxiliar na promoção do relaxamento, redução de dores e fadigas musculares, no controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios, no estímulo da memória e da concentração, na potencialização das defesas naturais do ...
A aromaterapia é uma técnica, de origem francesa, que utiliza de óleos essenciais para equilibrar o corpo e mente. Ao sentirmos o aroma desses óleos, nosso corpo responde de forma positiva, chegando a promover a melhora de algumas doenças.
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.
Os óleos essenciais, também conhecidos como óleos voláteis ou óleos etéreos ou essências, são compostos presentes em diversos órgãos das plantas e podem ser obtidos através da destilação por arraste com vapor d água ou da compressão de pericarpos de frutos cítricos.
Óleos essenciais são compostos aromáticos, voláteis que podem ser extraídos de raízes, caules, folhas, flores ou de todas as partes de plantas aromáticas. Essas extrações podem ocorrer por destilação de arraste a vapor, que é a técnica mais empregada, compressão de vegetais ou uso de solventes (PIRES et al., 2012).
Em 1910, o químico francês e estudioso René-Maurice Gattefossé descobriu as virtudes do óleo essencial de lavanda.
· Pergunta 3 0,0625 em 0,0625 pontos Em que local da Antiguidade foi descoberto o processo de extração de óleos essenciais a partir da infusão de plantas? Assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada: d. China.
Os óleos voláteis são os principais odoríferos encontrados em várias partes de plantas. Como evaporam quando expostos ao ar em temperaturas comuns, são chamados óleos voláteis, etéreos ou essenciais. Este último termo é utilizado porque os óleos voláteis representam "essências" ou componentes odoríferos das plantas.
São princípios ativos presentes em plantas aromáticas constituído de uma mistura de substâncias voláteis e hidrofóbicas. Suas características mais peculiares são ter, além do aroma agradável, sabor, volatilidade, insolubilidade ou pouca solubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos.
Características dos Óleos Essenciais
Solubilidade: Geralmente são solúveis em solventes como éter, daí o nome “óleos etéreos”. Também podem ser diluídos em álcool puro. Sabor: Geralmente acre (ácido) e picante. Cor: Quando recém-extraídos são incolores ou ligeiramente amarelados.
No geral, o uso da aromaterapia pode ser indicado para o alívio de dores musculares, tensões, dores de cabeça e até problemas reumáticos (inflamação em articulações, músculos e ossos). Sendo assim, nesse caso, o óleo essencial a ser utilizado vai variar conforme o problema em questão e o que está causando.
Os efeitos começam a ser sentidos muito rapidamente, em média em 22 segundos depois da inalação, sim, 22 segundos! Por isso aconselhamos sempre a inalar profundamente o aroma de um Óleo Essencial com 9 inspirações profundas seguidas, é o tempo para perfazer mais ou menos 22 segundos..
Mark e sua esposa, Carol, são pais de cinco filhos que compartilham de sua paixão em ajudar e incentivar os outros a serem o melhor de si mesmos.
Como saber se um composto é solúvel ou insolúvel em água?
Quais os desafios da gestão democrática?
Qual é melhor WPA PSK ou WPA2 PSK?
Como ocorre a cristalização fracionada?
Como dissolver o carbonato de cálcio?
Quais são os principais elementos constituintes do ferro fundido?
Qual se decompõe em menos tempo?
O que é luto oficial de três dias?
Como saber de quem é o muro que divide dois terrenos?