Traduzido de inglês-
A história do concreto moderno
A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse em Cornwall, na Inglaterra, já utilizando o cimento hidráulico.
Foi Joseph Monier quem inventou o primeiro concreto armado em 1849. Ele foi quem quem fez cubas e tubos de concreto armado com o uso de aço. O concreto armado, portanto, combina a capacidade à tração do metal e à compressão do concreto para suportar elevadas cargas. Ele recebeu a patente por essa invenção em 1867.
Atribui-se a descoberta do concreto armado a Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado: um barco!
1796 – Cimento Romano de James Parker, Inglaterra
Este material, primeiramente conhecido como cimento de Parker e depois como cimento romano era feito a partir de “nódulos” encontrados em vários lugares na Inglaterra.
43 curiosidades que você vai gostar
Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.
Acredita-se que os primeiros cálculos de estruturas em concreto armado no país foram realizados por Carlos Euler e seu auxiliar Mario de Andrade Martins Costa em um projeto de uma ponte sobre o rio Maracanã, por volta de 1908.
O concreto projetado foi utilizado no Brasil desde os anos 1950 em pequenos trabalhos de estabilização de taludes e reparo em estruturas de concreto. O sistema chamado “via úmida” surgiu no inicio dos anos 70. ... Página criada para discutir e divulgar a geotecnia brasileira. Pint Art s letreiros e cartazes.
O concreto armado é um dos principais materiais da construção civil e ele não pretende entrar em desuso tão cedo! Isso porque ele mistura resistência, durabilidade e qualidade. Aliás, os primeiros registros de concreto armado vão desde a Antiguidade Clássica e não pararam desde então.
O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).
Para a composição do concreto armado, pode-se indicar esquematicamente: 1) cimento + água = pasta 2) pasta + agregado miúdo = argamassa 3) argamassa + agregado graúdo = concreto 4) concreto + armadura de aço = concreto armado.
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824. O conceito se baseia na mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa, se torna sólida.
Por isso, que podemos dizer que Hennebique é o criador do concreto armado, pois mais do que criar as condições da adesão entre as duas técnicas construtivas, condição já consolidada no final de 1870, ele conseguiu criar um sistema estrutural, o da estrutura independente.
Em geral, os ensaios são realizados na idade padrão de 28 dias, convencionando-se que esta é a idade em que a estrutura deverá entrar em carga.
O concreto projetado não é um produto novo. Trata-se do mesmo concreto usado normalmente, à base de água, areia, cimento e brita. O que muda é a técnica de aplicação, que usa um mangote de alta pressão para lançar o produto com grande velocidade sobre a base.
A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado.
Para aplicar o concreto projetado, é normal a utilização de um aditivo de acelerador de pega, assim como a utilização de fibras para concreto no meio da mistura, que podem substituir até mesmo as armaduras convencionais. Em se tratando do cimento, não há restrições a serem adotadas.
No ano de 1897, ocorreu a instalação de uma primeira fábrica de cimento no país, a Usina Rodovalho, no Estado de São Paulo.
No Brasil, as primeiras iniciativas para a fabricação de cimento ocorreram no final do século XIX. O ano de 1926 foi um marco para a indústria do cimento no Brasil, com a inauguração da fábrica Companhia Brasileira de Cimento Portland, em Perus.
Emílio Baumgart tornou-se um nome expressivo da primeira fase da arquitetura modernista brasileira, ficando conhecido como o "Pai do concreto armado".
A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.
Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. Só no período de mais alto desenvolvimento econômico e cultural dessa civilização antiga é que outras matérias-primas passaram a ser utilizadas.
1. Göbekli Tepe (entre 8.400 a.C. a 12.000 a.C) O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia.
Quais são os tipos de concordância verbal?
Onde posso vender meus ebooks?
Quais são os principais fatores que influenciam o calor de hidratação do cimento Portland?
Quais as características da fáscia?
Quantos tijolos 14x29 por metro quadrado?
Quantas pessoas tiraram 960 na redação do Enem 2021?
Quais os iPhones que estão em linha?
Como saber se vc tem úlcera no estômago?
Onde assinar para dar baixa na carteira?
Quem foi que inventou a física?
Qual é o tipo de tinta para se pintar rejunte?
Qual era a capital do Brasil em 1940?
Qual a diferença entre loteamento aberto e fechado?
Como ocorre o processo de transmissão de doenças?
Como localizar todas as contas inativas e perdidas do FGTS?