De acordo com o Ministério da Saúde, todos os anos 300 mil pessoas sofrem um infarto no Brasil --e cerca de 90 mil (30%) morrem por causa do problema. Entre os principais fatores de risco da doença estão o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, o colesterol alto, o diabetes, a hipertensão e o histórico familiar.
O infarto pode acontecer em qualquer pessoa, independendo da idade e gênero, no entanto acontece com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos, que fumam, estão acima do peso, têm pressão alta, diabetes ou colesterol alto, por exemplo.
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Sintomas do infarto em homens e mulheresDor ou desconforto em um ou ambos os braços, nas costas, pescoço, mandíbula ou abdome.Náuseas.Vômito.Suor frio.Tontura e desmaio.
Primeiros sinais: como identificar um pré-infarto? Nem sempre um infarto será acompanhado de intensas dores no peito. Muitos casos podem se manifestar através dores ou desconforto nos membros superiores, como braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Também pode ocorrer falta de ar com ou sem dor no peito.
31 curiosidades que você vai gostar
O fato é que está cada vez mais frequente nos depararmos com casos de vítimas de um infarto do miocárdio na faixa dos 20, 30 ou 40 anos. E isso está muito relacionado hoje ao estilo de vida que levamos.
7 hábitos essenciais para evitar infarto e AVCNão fumar e evitar locais com fumaça. ... Fazer exercício físico regularmente. ... Beber álcool com moderação. ... Manter o peso ideal. ... Controlar a pressão arterial, o colesterol e a diabetes. ... Dormir bem e controlar o estresse. ... Ter uma alimentação saudável.
Portanto, a faixa etária mais vulnerável a este evento específico seria a terceira idade. “Após os 40 anos de idade o paciente já apresenta sinais e sintomas do comprometimento coronariano.
Prevençãonão fumar;evitar bebidas alcoólicas em excesso;ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;praticar atividade física de maneira regular;controlar os níveis de triglicérides e colesterol;controlar a diabetes e a pressão arterial;
Como saber se a batata cozida está estragada?
Como fazer o parcelamento de contribuições previdenciárias?
Quando vai ser o Encceja 2020?
Qual a pressão da bomba de combustível mecânica?
É possível parcelar INSS de empregada doméstica?
Como limpar uma sonda para urinar?
O que acontece quando tiramos um pedaço do intestino?
Como montar a dieta da semana?
Como parar uma invasão no Minecraft?
Como saber se estou grávida ou é coisa da minha cabeça?
Como pagar dívida ativa protestada?
Quais as reações que a fluoxetina pode causar?
Como saber se a babosa é verdadeira?
Como parar de ser uma pessoa irritante?
Qual a permeabilidade da membrana?
Como saber se a injeção anticoncepcional falhou?