Os espectadores (AO 1990: espectadores ou espetadores) são aqueles que apreciam um evento. Usualmente utiliza-se o termo para denominar aqueles que apreciam as artes cênicas, a música, o esporte ou desporto , a televisão, o cinema e os espaços arquitetônicos. São pessoas que assistem, escutam e recebem informações.
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!
Assistir o filme ou assistir ao filme? O certo é "assistir ao filme", pois o verbo assistir nesse caso é transitivo indireto. É transitivo direto quando significar ajudar, prestar assistência: "O médico assistiu o paciente".
Assistir ao jogo é o correto segundo as regras gramaticais do português. Assistir o jogo é a forma mais utilizada pelos falantes da língua. O verbo assistir é tradicionalmente transitivo indireto, com regência verbal da preposição a, quando assume o sentido de ver, observar, presenciar.
No sentido de “ver”, “presenciar” exige a preposição “a” mais complemento: ... Se utilizado com o sentido de “caber”, “pertencer”, o verbo deve ser acompanhado da preposição “a”: É um direito que assiste ao trabalhador.
17 curiosidades que você vai gostar
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
Quando o verbo assistir significar “oferecer assistência; ajudar, acompanhar”: Como Verbo Transitivo Direito: o médico assiste o paciente. Como Verbo Transitivo Indireto: o médico assiste aos pacientes. Como Verbo Intransitivo: o médico assiste diariamente.
O verbo “assistir” será usado indiferentemente como transitivo direto ou indireto quando empregado no sentido de “ajustar”, “prestar assistência”, “socorrer”.
Com o significado de “ver, presenciar, estar presente, observar, acompanhar com atenção”, ele é transitivo indireto, com complemento preposicionado: Vamos assistir aos jogos de tênis.
Alternativa a: Assistimos ontem um belo filme na televisão. O correto é: Assistimos ontem a um belo filme na televisão. O verbo "assistir", com o sentido de "ver", é transitivo indireto e, assim, exige preposição.
Conjugação do verbo: assistirPresente. eu. assisto. tu. assistes. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. assistia. tu. assistias. ... Futuro. eu. assistirei. tu. assistirás. ... Presente. que eu. assista. que tu. assistas. ... Futuro. se eu. assistir. se tu. assistires. ... Pessoal. eu. assistir. tu. assistires. ... eu. assistiria. tu. assistirias. ele/ ela/ você
Significado de Assistir
verbo transitivo indireto Estar presente em; observar participando: assistir ao filme. Participar de algo; comparecer: assistir ao evento beneficente.
Espectador, do latim spectatore, é quem assiste a algo, como na plateia de um show ou peça de teatro; ou como testemunha de um evento ou fato a que assiste, mas do qual não faz parte ativa. Feminino, espectadora.
As duas maneiras estão corretas. Gramaticalmente o verbo assistir pode ser transitivo direto ou indireto e isto que definirá o uso de “o” ou “ao”. Quando o verbo assistir for transitivo direto ele não admitirá preposição (o), mas quando for transitivo indireto sim (ao).
O verbo "preferir" é um verbo transitivo direto e indireto, portanto rege a preposição "a".
O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,... Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.
Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo.
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
Além disso, podemos observar que, dependendo do sentido, o verbo assistir possui uma diversidade de regência em cada caso acima: (1) – é verbo transitivo direto. (2) – é verbo transitivo indireto. (3) – é verbo intransitivo.
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
O verbo implicar atua como um verbo transitivo direto e indireto, estabelecendo regência com a preposição em quando apresenta o sentido de envolver alguém em alguma complicação ou embaraço, sendo sinônimo de comprometer, enredar, envolver, incluir,... O delator implicou diversos políticos em todo o contrabando.
Uma proposição é uma sentença declarativa que admite um e somente um dos dois valores lógicos – V ou F. Observe alguns exemplos de proposições: Curitiba é a capital do Paraná. É uma proposição cujo valor lógico é V.
Qual a primeira certificação Azure?
O que usar para fazer drenagem linfática em casa?
Quantos dígitos tem a senha do cartão BMG?
Quais são os músculos involuntários?
Quais são as modalidades das provas de atletismo?
Como fazer o Google ler minhas notificações?
Quais os passos para se fazer um loteamento?
Qual o álcool mais forte 70 ou 96?
Qual a principal refeição dos americanos?
Como é seu tom de voz grave agudo?
Como pagar protesto em cartório online?
Porque o zero não é um número natural?
Qual a diferença dos fios de sutura absorvíveis e não absorvíveis?
Quais os tipos de fatos contábeis?
Quais os principais tipos de enantiômeros produzidos pelos seres vivos?
O que o LEC procura minimizar e o que ele procura maximizar?