Quem analisa a admissibilidade do Recurso Especial?

Pergunta de Violeta Violeta Morais Esteves Carvalho em 30-05-2022
(29 votos)

Normalmente, esse exame é realizado pelo órgão ad quem e, exclusiva- mente, no que se refere ao RE e ao REsp, pelo órgão a quo. Os requisitos de admissibilidade são matéria de ordem pública e, por esse motivo, devem ser examinados de ofício. Constituem pressupostos indispensáveis para que o recurso possa ser conhecido.

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso especial?

Conforme determina o artigo 105, III, “a”, “b” e “c”, da Constituição Federal, o Superior Tribunal de Justiça é competente para julgar o Recurso Especial, sendo somente este tribunal autorizado a julgar tal recurso.


Quem é o responsável pelo juízo de admissibilidade?

Normalmente o recurso é interposto perante o órgão responsável pela prolação da decisão recorrida (juízo a quo), e posteriormente é repassada ao órgão responsável pela análise do mérito recursal (juízo ad quem). Assim, o juízo de admissibilidade, às vezes, é feito perante esses dois juízos.

Quem faz admissibilidade de recurso?

Quanto à apelação, a análise da admissibilidade é feita apenas pelo tribunal (NCPC, art. 1.010, § 3º). Quanto ao recurso especial e extraordinário, a análise é feita tanto pelo juízo que proferiu a decisão (a quo, de origem) como pelo juízo de destino (ad quem, a quem recorre o recorrente).

Quem julga o recurso especial?

Como vimos anteriormente, o recurso especial é julgado exclusivamente pelo Superior Tribunal de Justiça e tem como objetivo discutir o alinhamento entre as decisões judicias presentes no caso concreto e o que apresenta a legislação federal.

Admissibilidade do Recurso Especial - Palestra 14


43 curiosidades que você vai gostar

Qual a competência para julgamento do recurso especial?

A competência para julgar o recurso especial é do Superior Tribunal de Justiça, por suas turmas, conforme previsão de seu Regimento Interno. Efeito: é apenas devolutivo, portanto, o acórdão poderá ser executado provisoriamente.

Quem julga recurso especial e extraordinário?

Art. 1.034. Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, o Supremo Tribunal Federal ou o Superior Tribunal de Justiça julgará o processo, aplicando o direito.

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário?

2.2 Juízo de admissibilidade

De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal. Diz-se prévio, pois o juízo definitivo de admissibilidade do recurso extraordinário é da competência do STF.

O que é admissibilidade do recurso?

O Juízo de admissibilidade ou de prelibação ocorre quando o juízo a quo verifica, após a interposição do recurso, se este deve ser ou não ser recebido e processado. Faz – se análise da presença ou ausência dos pressupostos objetivos e subjetivos, assim positiva, o recurso será conhecido.



Outras questões

Como desbloquear assinatura eletrônica da conta Caixa?

O que faz diplomata?

Qual é o conceito de projeto?

Tem como cancelar o PIN?

Que países da américa do sul não fazem limite com brasil?

Quanto tempo dura a noite no Alasca?

O que é demão na pintura?

Para os povos andinos o que representa a whipala?

Como exibir a guia Design no Excel?

Como acender uma fornalha potente no Minecraft?

Quantos anos vive um gato?

O que é higienização dos alimentos?

Com que idade aparecem as sardas?

Porque é que o fenol não é um álcool?

O que é um centro dia?

Quantos pares de animais entraram na arca?

Que inseto é atraído pela luz?

É normal ter cabelo branco na adolescência?

Qual pato que voa?

Quantas calorias perde 20 minutos na esteira?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com