Corpo e Alma em Foucault: Postulados para uma Metodologia da Psicologia 1. Michel Foucault destaca o corpo como expressão de poderes e de saberes que se articulam estrategicamente na história da sociedade ocidental.
Platão (428-347 a.C.) reflete o mundo das idéias do qual a alma se originou e se encarcerou num corpo que é o mundo real, apresentando o corpo como uma dimensão inferior, limitado, contraposto à alma (perfeita, eterna e imutável), lançando os pressupostos para a teologia cristã.
O termo subjetivação designa, para Foucault, um processo pelo qual se obtém a constituição de um sujeito, ou, mais exa- tamente, de uma subjetividade.
Segundo Foucault, o poder não existe. Há, sim, relações de poder. Relações difusas em todo o tecido social. A sociedade é composta por instituições sociais (instituições disciplinares) onde se constroem relações de poder.
E assim, conforme Aristóteles, diversamente de Platão, o corpo humano não é obstáculo, mas instrumento da alma racional, que é a forma do corpo. O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo.
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Nietzsche considera que o corpo é o fio condutor para a análise das questões filosóficas. A filosofia nietzschiana concebe o corpo como relação de forças em conflito e não separa corpo e alma. Para o filósofo, o erro da filosofia tradicional foi a exclusão do corpo.
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adiquiridas atraves de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filosofos como eu defendo que Aristoteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um ...
A partir de um estudo feito por ele, chamado de Processo Arqueológico e Tática Genealógica, Foucault concluiu que a verdade é produzida e influenciada pelo poder, assim como também sofre alteração dependendo do tempo e espaço e que o poder é um produtor de saber e gerador e molde da verdade.
Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justificação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição.
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