Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis. As lesões se formam nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra.
É importante procurar um médico para fazer o diagnóstico correto das verrugas, já que elas podem facilmente ser confundidas com outros problemas, como calos ou pintas. Além disso, lesões que parecem verrugas podem ser, na realidade, sintoma de câncer de pele ou de lesão pré-cancerosa.
Para saber se elas são um tumor, utilize a técnica ABCDE:A – Assimetria: procure por verrugas ou sinais que são assimétricos ou desnivelados.B – Borda: verifique se alguma verruga ou sinal possui uma borda irregular.C – Cor: veja se alguma verruga ou sinal possui várias cores.
Verrugas genitais geralmente aparecem como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na área genital. Elas podem ser pequenas ou grandes, elevadas ou planas. Porém, o HPV também pode causar o câncer cervical e outras lesões, incluindo as de vulva, vagina, pênis ou ânus.
Verruga vulgar: é o tipo mais comum. Geralmente caracteriza-se por uma pápula irregular, endurecida e áspera. As lesões podem ser única ou agrupadas e são frequentemente encontradas em áreas sujeitas a maior trauma. Verruga filiforme: apresentam-se de forma fina e alongadas, em geral isolada ou pouco numerosas.
43 curiosidades que você vai gostar
Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.
Sintomas de HPVVerrugas de vários tamanhos na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus;Ardência no local das verrugas;Coceira nas partes íntimas;Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;Formação de placas por pequenas verrugas unidas.
Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.
O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.
Qual o maior tesouro já encontrado?
Em que posição o Brasil está no IDH?
Quando fecha a fatura de um cartão que vence dia 5?
Como resolver a divisão 515 dividido por 5?
Onde podemos aplicar a pesquisa operacional?
Quantas pessoas morreram na torre que Abimeleque incendiou?
Quem é mais forte Mihawk ou Zoro?
Qual é o maior grau de óculos?
Qual é o planeta que tem luz própria?
O que é bom tomar para limpar os pulmões?
Porque a lua cheia é boa para pesca?
Qual a melhor forma de organizar arquivos digitais?
O que os homens valorizam na mulher?
Quais os efeitos colaterais da ceftriaxona?
Quais as principais características da população da Argentina?
Quando o inquérito é arquivado?